Google premeia 30 start-ups europeias através do Black Founders Fund

A Google já revelou as start-ups premiadas através do seu Black Founders Fund. Fortalecer a equidade racial na Europa é o objetivo do programa.
Já são conhecidas as 30 start-ups distinguidas para receber os prémios atribuídos pelo Black Founders Fund, um fundo criado pela Google no final de 2020. São start-ups do Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Áustria e Holanda e estão envolvidas em projetos que enfrentam desafios globais como o acesso a cuidados de saúde, inclusão financeira, energia e educação, entre outras áreas. Curiosamente, 40% das start-ups selecionadas pelo Black Founders Fund são lideradas por mulheres. O Fundo recebeu perto de 800 candidaturas, de 18 países da Europa.
Criado pela Google este Fundo pretende colmatar uma lacuna no mercado de investimento direcionado para este target, uma vez que de acordo com a multinacional de tecnologia, atualmente, menos de 0,5% do financiamento de venture capital vai para start-ups lideradas por empreendedores negros. Além disso, a Google acredita que na Europa os fundadores negros não têm acesso às redes e ao capital necessário para fazer crescer os seus negócios.
Por isso, e seguindo o seu compromisso de construir um futuro mais equitativo para todos, a Google for Startups lançou este Fundo de cerca de 1,64 milhões de euros. Agora selecionou 30 start-ups de seis países da Europa e atribuiu-lhes até cerca de 82 mil euros em dinheiro, a par de 180 mil euros por start-up no Google Ad Grants, créditos na Cloud e apoio de gestores de start-ups na Google.
As selecionadas:
LINE (Bélgica)
Afrocenchix (Reino Unido)
AudioMob (Reino Unido)
Augmize (Reino Unido)
Axela Innovation (Reino Unido)
Bosque (Alemanha)
Circuit Mind Limited (Reino Unido)
Clustdoc (França)
Contingent (Reino Unido)
Freyda (Reino Unido)
Heex Technologies (França)
HomeHero (Reino Unido)
Hutch Logistics (Reino Unido)
iknowa (Reino Unido)
Kami (Reino Unido)
Kwara (Alemanha)
Lalaland (Holanda)
Modularity Grid (Reino Unido)
Movemeback (Reino Unido)
Playbrush (Áustria)
Remote Coach (Reino Unido)
Robin AI (Reino Unido)
Scoodle (Reino Unido)
Suvera (Reino Unido)
Syrona Health (Reino Unido)
Tradein (França)
Vanilla Steel (Alemanha)
Wild Radish (Reino Unido)
Xtramile (França)