Como ser bem-sucedido como empreendedor sem destruir as relações pessoais

As empresas exigem tanto tempo e esforço quanto os relacionamentos pessoais, mas a maioria dos empreendedores concentra-se mais nos seus negócios do que na sua vida fora do trabalho.

Relacionamentos positivos com a família e os amigos são vitais e podem produzir a confiança necessária para ter sucesso nos negócios. Como tal, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal deve ser estabelecido, especialmente quando o seu cônjuge ou parceiro não compartilha a sua visão de negócio. Com as práticas e hábitos corretos, os empreendedores podem manter o sucesso ao mesmo tempo que fazem com que os seus relacionamentos pessoais funcionem.

Definir prioridades é fundamental
Priorize as suas metas de vida para alcançar o sucesso nos negócios e nos relacionamentos pessoais. Os empreendedores são bons no planeamento. Incluir o seu parceiro na sua programação diária facilita a manutenção do seu relacionamento e o sucesso da sua empresa. A verdade é que embora as empresas sejam importantes, os relacionamentos também o são. O seu parceiro deve ser sempre a sua prioridade número um. Se não o for, a sua empresa até pode ser bem-sucedida, mas o seu relacionamento provavelmente falhará. Portanto, verifique se a sua prioridade número um é o seu parceiro e a sua família, o número dois o seu negócio e o número três são os seus amigos e/ou vida social.

Ao planear a sua semana, reserve um tempo específico para o seu parceiro/a, planeie o resto da semana em torno disso e garanta que o seu relacionamento sairá fortalecido. Com o resto da semana centrada nos negócios, não se esqueça de que, ocasionalmente, precisa de tempo para a família e amigos. Ou seja, divida o seu tempo entre os seus relacionamentos importantes e a sua empresa.
Às vezes, emergências de negócios acontecem e terá de ajustar a sua agenda em função delas, por isso a importância de manter a família a par das suas atividades profissionais, porque desta forma entenderão melhor as suas necessidades de negócios.

Consciencialize-os
Muitas vezes, os parceiros dos empreendedores não se sentem importantes e não entendem o compromisso destes com o negócio. Embora nem sempre deva discutir negócios com o seu parceiro, quando as coisas ficam difíceis, confie, não se esconda; pode haver insights que o parceiro tem e que você não considerou. Além disso, essa contribuição pode ajudar a sua família sentir-se importante e apreciada. Sempre que houver um evento de negócios, peça ao seu parceiro para participar, apresente-a todas as pessoas que conhece.

Envolva-os
O seu parceiro pode ajudar com o networking com fornecedores e clientes. Ele ou ela podem não estar lá para fins comerciais, mas os conhecimentos adquiridos com o evento podem tornar-se úteis para o seu negócio. Mesmo que ainda não compartilhe a sua visão de negócios, com o seu envolvimento, e demonstrando a sua gratidão, garante um melhor entendimento do seu compromisso com os negócios e com o seu relacionamento.

Desligue e reinicie
Também é importante que os empreendedores aprendam a parar e desligar para não afetarem negativamente a sua visão pessoal da vida e a saúde. Não pode estar sempre no comando. Aprenda a delegar e confiar nos seus colaboradores e parceiros. Quando estes sabem que confia neles ficam mais motivados para trabalhar arduamente e manter boas relações comerciais e com colaboradores.

Por vezes, para se dedicar ao negócio, precisa se desligar da empresa por um tempo e voltar com uma nova perspetiva. Pode ser através de um simples fim de semana ou de um período de tempo mais longo que permitam conhecer outras partes do mundo, outras culturas. Ao fazê-lo, obtem uma forte apreciação da sua vida, das pessoas envolvidas e do seu negócio. Anne Lamott, romancista e escritora americana, afirma que “quase tudo vai funcionar novamente se você desligar por alguns minutos, incluindo você.” Às vezes, um pouco de tempo irá ajudá-lo a reiniciar.

O equilíbrio entre o trabalho e a vida é necessário, embora possa não ser a tarefa mais fácil do mundo. Ter um equilíbrio bem pensado entre as suas prioridades permite-lhe dedicar-se ao seu negócio, mantendo ao mesmo tempo boas relações pessoais.

Comentários

Artigos Relacionados