Global Outlook da CBRE traça pistas para 2030

Como serão os locais de trabalho em 2030, a vida e os investimentos? O Global Outlook 2030 da CBRE aponta alguns cenários.

Para além de abordar a forma como o real estate se vai transformar nos próximos 10 anos, o Global Outlook 2030 da CBRE, consultora especializada na construção de soluções imobiliárias, faz também um raioX, entre outras vertentes, ao que vai mudar na vida das pessoas, nos locais de trabalho e nos investimentos.

O relatório frisa que tudo o que sabemos acerca do trabalho e dos locais de trabalho vai ser diferente daqui a 10 anos. Hoje em dia as pessoas já começaram a trabalhar de qualquer lugar a qualquer hora, mas em 2030 até os nossos carros podem ser um local de trabalho. A CBRE estima que nessa altura, os veículos autónomos representarão 15% das milhas percorridas nos Estados Unidos.

Outra das conclusões refere que a existência, por um lado, de uma população envelhecida, e por outro de uma Inteligência Artificial (IA) avançada, irão mudar as interações, as necessidades de recrutamento e outras componentes dos locais de trabalho. Ou seja, os millennials e a Geração X continuarão no seu auge de trabalho, e, em breve, todos eles serão acompanhados por “colegas” de inteligência artificial, um cenário que a CBRE classifica como “5G+”.

Outro dos highlights do Global Outlook, aponta para que as empresas compitam por talentos de classe mundial, criando locais de trabalho carregados de ofertas que permitam uma experiência de quase boutique personalizada.

Por outro lado, à medida que o ecommerce for conquistando espaço no retalho, as lojas físicas tornar-se-ão menos sobre compra e mais sobre a experiência. Até 2030, a CBRE projeta que os 10 principais mercados globais de ecommerce combinados representem 43% do total das vendas a retalho.

A Geração Z já está a influenciar a economia. Até 2030, os locais onde vivem e gastam dinheiro levarão ao aparecimento de novos centros económicos.

No campo tecnológico, a disrupção da tecnologia acontecerá em toda a linha na próxima década. As formas de inteligência artificial para medir o valor tornarão mais fácil do que nunca investir com sucesso em imóveis.  Refere o Global Outlook que até 2030, a Ásia terá 4,75 mil milhões de pessoas e uma economia em expansão que criará oportunidades sem precedentes. Além disso, esta parte do globo vai também experimentar a taxa de urbanização mais rápida do mundo, com 414 milhões de pessoas a migrarem para cidades até 2030, de acordo com a United Nations e o CBRE Research.

As ascensão das máquinas é outro dos destaques. Por volta de 2030, a recolha, o cálculo e a avaliação de dados assistidos pela IA tornarão mais fácil do que nunca investir com sucesso em imóveis comerciais.

A CBRE Research estima que, até 2030, 90% dos ativos imobiliários comerciais serão avaliados usando AVMs, pelo menos como ponto de partida. Big data e IA ajudarão a criar novas métricas que permitem ver o valor da propriedade numa nova perspetiva.

Comentários

Artigos Relacionados