A construtora brasileira vai colocar à venda parte da sua principal operação, algo impensável há alguns anos. Nas próximas semanas, potenciais investidores receberão uma carta-convite para que avaliem o seu interesse no negócio da OEC.

A Novonor, anteriormente conhecida como Odebrecht, está à procura de um sócio minoritário para a sua operação de construção, a OEC. Segundo a Veja, a situação financeira da empresa está mais complicada do que se imagina, levando o dono Emílio Odebrecht a abrir mão do controlo total desta área de negócio.

A empresa brasileira precisa de encontrar uma solução para lidar com a dívida que acumula de cerca de 100 mil milhões de reais (16 mil milhões de euros). A construtora do grupo Novonor chegou a ser considerada a empresa mais valiosa do Brasil.

Além da situação financeira complicada, a escolha de um possível sócio para a OEC terá de ser ponderada. Isto porque nas outras empresas do grupo, como a Braskem e a Atvos, de açúcar e etanol, a Novonor passou por situações difíceis devido ao facto de os sócios estarem pouco solidários com a situação da holding, avança a Veja.

A companhia vai, assim, nas próximas semanas fazer uma auscultação ao mercado para procurar um sócio para a construtora OEC — o negócio original do grupo, fundado em 1944, e o único que o conglomerado, até então, nunca quis dividir. Este será um primeiro convite para que os compradores interessados se manifestem e indiquem a sua perceção de valor da empresa.

A carteira de pedidos da construtora que terminou dezembro de 2020 registou 2,7 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros). A queda é de praticamente 20% em relação a 2019, fruto da desvalorização cambial. A OEC opera no Brasil, Angola, Panamá, Peru e República Dominicana.

Recorde-se que a Novonor foi uma das empresas brasileiras – com dimensão de multinacional – mais envolvidas nas investigações do escândalo Lava Jato, com ligações a tecnocratas relacionados com o antigo presidente brasileiro Lula da Silva. A empresa ressentiu-se na sua atividade corrente com as implicações na Operação Lava Jato.

Resumo:
Responsável: Novonor
Área: Construção
Produto: Construtora
Mercado: Brasileiro
Necessidade: Sócio
Contacto: https://www.novonor.com.br/

Comentários