Gestão de horários de equipas no verão: dicas práticas para PME

No âmbito do Dia Mundial das PME, que se assinala hoje, a SISQUAL® WFM alerta para a importância dos pequenos negócios digitalizarem o controlo de horários, de forma a otimizarem recursos durante os meses de verão.

Neste Dia Mundial das PME, a SISQUAL® WFM aconselha os pequenos negócios, que representam 99,9% do tecido empresarial português, a apostarem na digitalização e na modernização dos processos de gestão nos meses de verão.

“A substituição de métodos tradicionais como folhas em papel ou Excel por sistemas tecnológicos certificados, visa garantir maior rastreabilidade, segurança e transparência no controlo do tempo de trabalho“, explica a especialista em soluções de gestão de força de trabalho.

Segundo a empresa, “adotar ferramentas digitais pode ser crucial para gerir recursos humanos com maior agilidade, sobretudo durante o verão” — uma altura em que as equipas se reduzem, os horários se flexibilizam e o planeamento se torna mais exigente.

É neste contexto que a SISQUAL® WFM, sugere ferramentas que vão desde a previsão de turnos ao controlo de férias e ao registo legal da jornada, e que permitem às PME trabalhar de uma forma sustentável, ao mesmo tempo que aumentam a produtividade e melhoram a qualidade de vida dos seus colaboradores.

1. Menos pessoal, maior necessidade de organização

Durante os meses de verão, as ausências por férias e a necessidade de garantir serviços mínimos obrigam as PME a otimizar ao máximo a gestão do tempo. Um sistema digital de turnos permite antecipar o planeamento, identificar falhas na cobertura e redistribuir os recursos de forma ágil e eficiente. Além disso, assegura o registo automático das jornadas, cumprindo a nova legislação sem sobrecarregar o pessoal administrativo.

2. Adeus ao Excel

Os sistemas digitais proporcionam rastreabilidade, automatização e segurança. Soluções como o SISQUAL WFM facilitam auditorias de registos de presença, garantindo um acesso rápido em caso de inspeção – algo impossível com sistemas manuais ou folhas de cálculo.

3. Planeamento visual e colaborativo

Com soluções acessíveis a partir de qualquer dispositivo móvel, os colaboradores podem consultar os seus horários, receber notificações em tempo real ou pedir alterações sem depender de chamadas ou e-mails fora do horário de trabalho. Isto reduz erros humanos e melhora o ambiente laboral num período especialmente sensível para a conciliação entre vida pessoal e profissional.

4. Investimento acessível e com retorno

Longe de representar uma despesa elevada, o registo digital é um investimento acessível, com impacto imediato na eficiência e no controlo do tempo de trabalho. A automatização do controlo de ponto permite libertar recursos administrativos e focar-se na melhoria da operação do negócio. Além disso, soluções como a SISQUAL® WFM oferecem um retorno sobre o investimento (ROI) até 5:1, graças a melhorias como a redução de 3 a 5% nos custos de payroll, a diminuição do absentismo entre 10 e 12% e a redução da rotatividade de pessoal também entre 10 e 12%.

Comentários

Artigos Relacionados