Com a época das festas à porta, são muitos os que se debatem com o ‘desligar’ do trabalho durante estes dias. Aqui ficam algumas sugestões para relaxar e conseguir recarregar baterias durante esta época festiva.

Confesse, todos nós já o fizemos, que dá uma olhadela aos emails quando deveria estar a desfrutar da família, a fazer uma pausa a sério no trabalho e a dar toda a prioridade aos que ama, tantas vezes negligenciados durante o ano.

Foi a pensar nesse ‘pecado’ que hoje lhe trazemos algumas dicas de uma equipa de especialistas da London School of Marketing, que o ajudarão a conseguir realmente desligar-se da rotina durante esta época de festas.

Faça previamente todo o trabalho para quando estiver fora

Na semana que antecede o Natal, elabore uma lista de tarefas realista, com tudo o que precisa ser concluído antes de sair e defina os prazos para as concluir atempadamente. Se tiver muito trabalho para fazer, estabeleça prioridades e adie o que não é essencial ou delegue o que for possível em quem esteja com menos serviço.

Elabore a perfeita resposta “Out of Office”

Antes de sair, defina o tom da resposta, certificando-se de que todos sabem que vai fazer uma pausa. Leia para si mesmo o seu email de resposta e garanta que deixa claro que não consultará a sua caixa de email até regressar ao trabalho. Deixe instruções claras acerca de quem poderá ser contactado durante a sua ausência.

Desligue-se da caixa de email do trabalho

Embora possa ser tentador, verificar se há alguma emergência na sua caixa de email pode ser uma derrapagem perigosa. A sua família é mais importante e merece toda a sua atenção. O Natal só acontece uma vez no ano e o escritório ainda estará “de pé” quando estiver de regresso.

Tome a sua resolução de Ano Novo e cumpra-a

Se quiser gerir melhor o seu tempo, então precisa parar de criar expetativas irrealistas sobre a sua disponibilidade para com os seus colegas ou superiores. Fazer por se tornar indispensável é uma coisa, mas dar às pessoas a impressão de que pode ser contactado de dia ou de noite, é estar a pedir problemas. É importante que entrem em contacto consigo em alturas de crise. Por isso, esclareça previamente o que é uma emergência e como deverão contactá-lo nesse tipo de situações.

Faça um acordo familiar para a temporada das festas

Faça um acordo que proíba todos os dispositivos eletrónicos durante a temporada das festas. Todos têm de se comprometer com o acordo ou este não terá pernas para andar. Se é complicado para a família estar um dia sem dispositivos eletrónicos, então talvez seja preferível definir algumas regras para os permitir, mas apenas em determinados momentos ou lugares.

Desligue o router Wi-Fi e tire os jogos de tabuleiro do armário!

Se ninguém na sua família consegue realmente desligar-se, talvez esteja na altura de uma pequena mentira e de lhes dizer que estão sem internet. Desligue o router Wi-Fi e esconda o cabo de alimentação. Ou então defina no painel de controlo do router os períodos em que este estará ligado. Isso irá obrigá-los a gerir o tempo em que navegam na internet e a estarem ligados menos tempo.

Votos de um Feliz Natal!

Comentários