GE HealthCare recebe financiamento para criar tecnologia que permita realizar ecografias rápidas

O financiamento permitirá à GE HeathCare desenvolver uma tecnologia de ultrassons assistida por IA para que os profissionais de saúde com menos experiência realizem ecografias rápidas e precisas, e consigam tratar a saúde materna e neonatal.

A GE HealthCare anunciou ter recebido um financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates no valor de mais de 44 milhões de dólares (41 milhões de euros) para a criação de ferramentas de avaliação automática de imagens de ultrassons fáceis de usar e assistidas por IA. O objetivo é ajudar os profissionais de saúde a realizarem exames de ultrassons obstétricos e de rastreio pulmonar mais eficazes em cuidados maternos e neonatais, bem como na saúde pulmonar pediátrica, principalmente nos países de baixos e médios rendimentos.

A Caption Health, adquirida pela GE HealthCare em fevereiro de 2023, será responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, que deverá funcionar num conjunto de dispositivos e sondas de ultrassons, incluindo dispositivos portáteis de baixo custo.

“Estamos orgulhosos e entusiasmados por termos recebido este apoio da Bill & Melinda Gates Foundation para tornar os ultrassons mais acessíveis em países de baixos e médios rendimentos. Os ultrassons são uma ferramenta essencial para o rastreio e o diagnóstico de várias condições médicas, incluindo a saúde de gestantes e a gestão de doenças respiratórias”, afirma Roland Rott, presidente e CEO da Ultrasound, GE HealthCare, citado em comunicado.

“No entanto, uma limitação fundamental é a orientação dos utilizadores menos qualificados para uma aplicação eficaz de ultrassons, acessíveis no local de prestação de cuidados, no seu ambiente de cuidados. Este financiamento ajudará a levar a tecnologia líder de IA da Caption Health, personalizada, a mais utilizadores, contribuindo assim para um maior acesso a cuidados médicos de maior qualidade”, acrescenta o responsável.

Em 2020, a Caption Health recebeu um financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates para apoiar o desenvolvimento de uma tecnologia de IA inovadora para a ecografia pulmonar.

“As aplicações de IA da Caption Health foram concebidas para guiar os profissionais de saúde, passo a passo, durante um exame de ultrassons, no sentido de os ajudar a capturar e interpretar imagens de ultrassons de alta qualidade”, afirma Karley Yoder, Chief Digital Officer, Ultrasound, GE HealthCare e General Manager, Caption Health.

Atualmente, a Caption Health disponibiliza o software Cardiac Guidance, que está autorizado pela FDA. Com o apoio do financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates, a Caption Health irá desenvolver vários algoritmos de ultrassons pulmonares e obstétricos através da validação clínica e da apresentação de propostas regulamentares.

 

Comentários

Artigos Relacionados