Fundo L´Oréal para mulheres em risco de exclusão apoia associações portuguesas
O fundo de 50 milhões de euros criado pelo Grupo L’Oréal no último ano vai apoiar projetos das associações portuguesas Girl Move e Banco do Bebé. Até ao momento, a iniciativa já financiou programas de apoio a 400 mil mulheres e raparigas vulneráveis em todo o mundo.
O L’Oréal Fund for Women, o fundo solidário de 50 milhões de euros criado pelo Grupo L’Oréal para apoiar mulheres vulneráveis em todo o mundo, escolheu duas associações portuguesas para financiar alguns dos seus projetos. As organizações beneficiadas são a Girl Move, que apoia mulheres moçambicanas em situações desfavoráveis, e o Banco do Bebé, que ajuda jovens mães e grávidas dependentes, vítimas de violência, tráfico, abuso ou qualquer tipo de exclusão.
Graças a este apoio, a associação Girl Move, vencedora do prémio Unesco 2021 pelo seu contributo para a educação de mulheres e raparigas moçambicanas, poderá promover os seus programas académicos, tais como o ‘Girl Move Change’, que ajuda mulheres licenciadas com vontade de mudar o mundo a amplificar as suas capacidades de liderança e prepara-as para desenhar carreiras com impacto, o ‘Girl Move Lead’ para capacitar as mulheres universitárias, antes de uma fase decisiva da vida em que têm de dar o próximo passo para enfrentar um novo desafio, e o ‘Girl Move Believe’, que promove a progressão para o ensino secundário de todas as raparigas Mwarusi, fazendo-as acreditar no poder dos seus sonhos, explica a L`Oréal em comunicado.
Já o Banco do Bebé recebeu um donativo destinado aos seus programas de apoio a mulheres durante a maternidade. É o caso da iniciativa ‘Apoio domiciliário’, que ajuda mulheres com filhos prematuros ou recém-nascidos que continuam a precisar de assistência técnica e cuidados especiais após o parto, ou o ‘Apoio Psicossocial’, criado em 2013 em resultado do aumento do pedido de ajuda por mães com filhos dos 0 aos 6 anos em risco de exclusão extrema, que precisam de soluções para sair da precariedade em que estão. Desde a sua criação, a organização já ajudou quase 400 beneficiários.
Fundo já apoiou 400 mil mulheres e raparigas
O Fundo L’Oréal, que foi criado em 2020 para capacitar as mulheres em risco, já impactou 400 mil mulheres e raparigas em todo o mundo, e mais de um milhão de pessoas, considerando as suas famílias e comunidades. Esta iniciativa centra-se na capacitação das mulheres e das raparigas, nomeadamente através do apoio a projetos de integração social e profissional e da superação de barreiras no acesso à educação e da luta contra a violência e a precaridade.
O fundo faz parte do L’Oréal For The Futur’, o programa de sustentabilidade do grupo para 2030, lançado com a ambição de contribuir para enfrentar os principais desafios sociais e ambientais do mundo.
Neste sentido, a empresa vai, ainda, alocar 100 milhões de euros ao investimento de impacto ambiental, dedicado à regeneração dos ecossistemas e ao desenvolvimento da economia circular.
As candidaturas para receber estes fundos permanecerão abertas até 2023 e as organizações que apoiam mulheres em risco de exclusão podem candidatar-se.








