Fundo de Inovação tem 100 milhões de euros para projetos de tecnologia limpa

O Fundo de Inovação pode financiar até 60% das despesas de capital totais de um pequeno projeto no domínio das tecnologias limpas. As candidaturas estão abertas até 19 de setembro.
A Comissão Europeia lançou a terceira chamada para projetos de pequena escala, no âmbito do Fundo de Inovação, programa de financiamento para a implantação de tecnologias inovadoras de baixo carbono.
A nova convocatória disponibilizará 100 milhões de euros em subsídios para projetos de pequena escala com um gasto de capital entre 2,5 e 7,5 milhões de euros nas áreas de energia renovável, descarbonização de indústrias intensivas em energia, armazenamento de energia e captura de carbono, uso e armazenamento. “Essas tecnologias devem estar suficientemente maduras e ter um forte potencial para alcançar reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com as tecnologias convencionais”, reforça a Comissão Europeia.
O Fundo de Inovação pode financiar até 60% das despesas de capital totais de um pequeno projeto.
A Comissão Europeia revela ainda que “até 20 projetos avaliados como promissores, mas não suficientemente maduros para se qualificar para uma bolsa, podem receber assistência ao desenvolvimento de projetos (PDA) do Banco Europeu de Investimento (BEI) . Dois projetos – CO2ncrEAT e Hypush – que beneficiaram dos serviços PDA do BEI foram pré-selecionados no segundo concurso de pequena escala, mostrando como este serviço pode ajudar a construir uma candidatura de projeto bem-sucedida. Projetos que não tiveram sucesso em chamadas anteriores de pequena escala também são incentivados a se inscrever novamente”.
Os projetos de pequena escola interessados podem candidatar-se a esta terceira convocatória do Fundo de Inovação até 19 de setembro.