Fundo de capital de risco da Ageas investiu seis milhões de euros em oito start-ups

Das start-ups apoiadas pelo Fundo Ageas INvest I, seis são portuguesas e duas internacionais. Em dois anos e meio, o fundo da Ageas investiu seis milhões de euros.

O Fundo Ageas INvest I, dedicado ao investimento de start-ups com soluções inovadoras enquadradas no mundo dos seguros,  foi capitalizado com mais de 10 milhões de euros. Desde o seu lançamento, há dois anos e meio, apoiou oito start-ups, com um investimento total de seis milhões de euros. No entanto, “pretende continuar este apoio, reforçando o compromisso com o ecossistema empreendedor e de inovação”, anunciou o Grupo Ageas Portugal em comunicado.

Das start-ups apoiadas, seis são portuguesas – Knok, Maven, Coverflex, Student Finance, Tonic e Automaise – e duas internacionais – Bdeo (Espanha) e Equall (EUA).

O Fundo Ageas INvest I, gerido pela Armilar Venture Partners, tem como foco start-ups e scaleups, nas áreas de Seguros e Beyond Insurance (Além Seguros), Seed e Series A.

Segundo Nuno Horta, responsável de Inovação do Grupo Ageas Portugal, “o Fundo Ageas INvest I é um pilar essencial da estratégia de inovação do Grupo Ageas Portugal. Representa um passo lógico e necessário que permite o pleno desenvolvimento de projetos e startups de origem interna e externa, aumentando assim o nosso alcance e relevância, sendo o seu principal objetivo estratégico garantir o acesso às melhores startups e fomentar o seu desenvolvimento.”

Para a concretização do investimento, as start-ups são analisadas tendo em conta o interesse estratégico e também os critérios de investimento financeiro. Dou o exemplo de uma parceria já concretizada, neste caso com a Bdeo, que foi já incorporada na Seguro Directo e na Ocidental. Fazia todo o sentido avançar com esta parceria, dado que esta insurtech apresenta uma plataforma de Inteligência Artificial capaz de identificar e avaliar danos, assim como estimar reparações e possíveis custos, seja no seguro automóvel ou multirriscos habitação. Ou o exemplo do caso de parceria com a Coverflex, que são nossos parceiros na venda de seguros Médis e de outras linhas de negócio na Ocidental Vida e na Ageas Seguros”, acrescenta o responsável.

Conheça as start-ups investidas até agora pelo Grupo Ageas Portugal.

  • Bdeo – Insurtech espanhola com uma plataforma de Inteligência Artificial capaz de identificar e avaliar danos e estimar reparações e custos nos setores automóvel e de habitação.
  • Equall LegalTech sediada nos EUA (com cofundador/CEO português) com uma solução baseada em GenAI para automatizar processos jurídicos.
  • Knok – Start-up portuguesa de telemedicina totalmente integrada que permite aos prestadores de cuidados de saúde e às seguradoras implementarem e gerirem as jornadas dos pacientes.
  • Maven – Start-up portuguesa que desenvolveu uma solução veterinária digital integrada que monitoriza proativamente a saúde dos animais de companhia.
  • Coverflex – Start-up portuguesa que fornece uma solução de benefícios personalizados para colaboradores de empresas.
  • Student Finance – Startup portuguesa que recentemente lançou a plataforma Mydra com o intuito de impulsionar o desenvolvimento profissional (upskilling) a nível corporativo.
  • Tonic – Start-up portuguesa de saúde digital, que desenvolveu uma plataforma móvel e web para apoiar os médicos (incluindo assistência virtual com IA), certificada com marca CE.
  • Automaise – Start-up portuguesa que desenvolveu uma plataforma de automação alimentada por IA para melhorar a experiência do Cliente, em especial nos contact centers.
Comentários

Artigos Relacionados