Fundo da Indico Capital Partners angariou 54 milhões de euros
Um ano depois de ter entrado no mercado, a Indico Capital Partners fez o balanço de investimentos e abre operação em Madrid.
Um total de mais de 54 milhões de euros angariados entre mais de 40 investidores, de 12 países, capital esse, na sua maioria, internacional, de fundos de investimento, gestoras de fortunas, instituições de ensino, fundos de pensões, entre outros. Este é o balanço que a sociedade gestora Índico Capital Partners faz do seu primeiro ano de atividade, período durante o qual, refere, analisou cerca de 1200 empresas e investiu em nove que considerou irem ao encontro dos seus critérios de seleção.
Com cerca de 17 milhões investidos durante o primeiro ano, o fundo criado pela equipa Ricardo Torgal, Cristina Fonseca e Stephan Morais gerou um investimento total nas empresas que superou os 205 milhões de euros. Por outro lado, reforça a Indico, permitiu a criação de mais de 600 postos de trabalho e uma considerável valorização do investimento inicialmente realizado pelo fundo.
A Indico anunciou também a instalação de um escritório em Madrid através do qual pretende responder ao crescente volume de empreendedores espanhóis que a abordam no sentido de tornar as suas empresas globais a partir de Espanha.
“Naturalmente, os resultados do fundo, que traduz o ecossistema nacional de alguma forma, só se conhecerão ao longo da próxima década, mas continuaremos a apoiar as empresas mais promissoras de Portugal prioritariamente e agora também as de Espanha”, afirmou Stephan Morais.
Refira-se que o Indico Capital Partners VC I, criado pela Indico Capital Partners, é o fundo de venture capital nacional, independente e privado, que aposta em start-ups tecnológicas nas fases iniciais.Tem como objetivo identificar, investir e capitalizar as start-ups ibéricas mais promissoras e investe entre 150 mil e 5 milhões de euros por empresa.