O fundo da Faber focado em “deep tech” superou o valor inicial previsto, anunciando o primeiro fecho com 32 milhões de euros. A start-up alemã Fuelsave é o seu primeiro investimento.
A Faber, sociedade de capital de risco portuguesa especializada em tecnologias emergentes, anunciou que o seu fundo Faber Blue Pioneers I superou o montante inicial previsto de 30 milhões de euros e fechou (first close) nos 32 milhões de euros.
O primeiro investimento do fundo foi na Fuelsave, empresa alemã da área de cleantech, com foco na descarbonização da indústria marítima, anunciou a Faber, revelando que tem já mais investimentos no pipeline em fase de conclusão que irão ser realizados durante as próximas semanas.
A Fuelsave desenvolveu uma tecnologia patenteada que permite uma combustão mais eficiente de motores usados por navios. Atualmente sendo instalada como uma solução de retrofit, a tecnologia permite uma poupança de combustível e reduções de emissões de CO2 e NOX significativas e oferece o melhor ROI quando comparado com soluções alternativas.
“É com um enorme orgulho que anunciamos o first close do Faber Blue Pioneers I acima do objetivo inicial com um conjunto notável de investidores, que se juntam à nossa forte convicção de que a ciência e os empreendedores podem acelerar a inovação e ter impacto positivo na sustentabilidade dos oceanos e na ação climática. É, igualmente, com uma enorme satisfação que damos as boas-vindas à Fuelsave ao portefólio do fundo, por acreditarmos que a sua equipa irá abrir o caminho para a descarbonização da indústria marítima”, afirma Alexandre Barbosa, managing partner da Faber.
Lançado no final do ano passado, o Faber Blue Pioneers I conta com o financiamento de investidores institucionais com estratégia de impacto, tais como o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Portugal Blue, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos (através do seu braço de investimento Movendo Capital), a Builders Initiative (o braço filantrópico da Builders Vision, uma plataforma de impacto fundada por Lukas Walton dedicada à construção de um planeta mais humano e saudável e com uma estratégia de investimento nos oceanos), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Champalimaud, bem como os empreendedores de sucesso Peter Rive (co-fundador da SolarCity, CEO Aqualink e Presidente da Sofar Ocean Technologies) e Pedro Bizarro (co-fundador e Chief Science Officer da Feedzai).
O objetivo do fundo é investir num portfólio de 20 a 25 empresas em fase inicial, que desenvolvam soluções inovadoras de alta tecnologia com ambição global, em áreas como a biotecnologia azul, inovação alimentar, tecnologias para a limpeza dos oceanos ou a descarbonização de múltiplas indústrias, com um claro contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 e 14 da ONU.
O fundo é gerido por uma equipa de investimento liderada por Rita Sousa e Carlos Esteban (Partners) e por Bruno Ferreira (Venture Partner). A equipa irá trabalhar em estreita colaboração com uma rede de especialistas, incluindo o conselheiro estratégico Tiago Pitta e Cunha (CEO da Fundação Oceano Azul) e os conselheiros científicos Susana Moreira e Joana Moreira da Silva (Investigadores de Ciência e Inovação do Ciimar), entre outros cientistas e especialistas do setor.
Até à data do first close, a equipa de investimento especializada (baseada entre Lisboa e Barcelona) já analisou mais de 600 start-ups de toda a Europa, com especial destaque para aquelas que estão a arrancar na Península Ibérica ou noutras geografias e que procuram o parceiro certo para estender as suas operações a Portugal e, dessa forma, alavancar as condições extraordinárias que o país oferece para o lançamento de projetos altamente tecnológicos e inovadores na economia azul.
A Faber é o primeiro parceiro ibérico da 1000 Ocean Startups, coligação global de incubadoras, aceleradoras, fundos de capital de risco e outras plataformas dedicada a acelerar inovação com impacto positivo nos oceanos e impulsionar, pelo menos, 1000 start-ups transformadoras da sustentabilidade dos oceanos e contribuir para o objetivo de desenvolvimento sustentável 14 da ONU.