Fundador do Spotify entra na saúde com a start-up Neko Health
Neko Health é outro dos projetos do cofundador e CEO do Spotify. A par da música, Daniel Ek entrou no negócio health tech e criou um equipamento capaz de fazer um exame detalhado da pele e da saúde cardiovascular em poucos minutos.
Os negócios do sueco Daniel Ek, cofundador e CEO do serviço de streaming de música Spotify, não se fazem só de música. O empreendedor tem outros projetos empresariais na área da saúde, concretamente de health tech. Trata-se da Neko Health, uma start-up sueca que fundou com o sócio Hjalmar Nilsonne, especializada em fazer “scanners” corporais com recurso a inteligência artificial (IA).
Criaram um equipamento capaz de fazer exames detalhados da pele e da saúde cardiovascular designado Neko Body Scan. Combina mais de 70 sensores que recolhem dados sobre pele, coração, vasos, respiração e microcirculação, posteriormente analisados com um sistema de IA. O sistema foi desenvolvido in house pela equipa da Neko Health e não está disponível em nenhum outro local.
Esta empresa do CEO da Spotify tem como objetivo criar um sistema de saúde que possa ajudar as pessoas a manterem-se saudáveis através de medidas preventivas e deteção precoce de doenças. Por isso, as pessoas com problemas de pele e coração podem experimentar o Neko Body Scan e fazer um exame extensivo. O equipamento pode detetar e medir o crescimento de marcas de nascença, erupções cutâneas, manchas da idade e verificar qualquer anormalidade na função cardíaca, pressão sanguínea e pulso. É uma experiência verdadeiramente personalizada rastreia perfeitamente as mudanças ao longo do tempo, assegura o cofundador do projeto.
O empreendedor Daniel Ek explica ainda que o scanner não é invasivo, que leva apenas cerca de 15 minutos para ser feito e é, imediatamente, seguido de consulta médica para discutir os resultados. A Neko Health assume-se como um complemento aos cuidados que os utilizadores recebem nos respetivos centros de saúde em Estocolmo, Suécia.








