Fundação Eugénio de Almeida cria fundo para ajudar região de Évora

O Fundo tem um valor de 600 mil euros e destina-se a apoiar a comunidade da região de Évora a enfrentar e superar os impactos socioeconómicos da pandemia.

A Fundação Eugénio de Almeida anunciou ontem a constituição de um Fundo Financeiro Extraordinário com o objetivo de minimizar os impactos negativos causados nas famílias e organizações sociais da região de Évora, promover o combate à pobreza e a inclusão social.

Com um valor total de 600 mil euros de capitais próprios, o Fundo será aplicado ao longo do próximo ano e tem uma componente assistencial de ajudas diretas e uma componente operacional através de vários projetos em complementaridade com outras entidades públicas e privadas.

Engloba um conjunto de 12 medidas articuladas entre si para responder aos principais problemas identificados num diagnóstico de necessidades e impacto social realizado em colaboração com a Universidade de Évora que será monitorizado ao longo deste período para acompanhar de forma dinâmica a evolução do contexto socioeconómico.

A Fundação já começou a implementar algumas medidas, como, por exemplo, o fornecimento de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade, através da Cozinha Social, a doação de géneros alimentares ou o desenvolvimento de projetos de voluntariado para a comunidade.

Entretanto, iniciou ontem a fase de candidaturas para apoio social de emergência e apoio à comunidade artística, que conta assim com uma medida de apoio específico, através da apresentação de projetos individuais ou coletivos de artes performativas.

Com o objetivo de combater o desemprego e promover o apoio a pessoas desempregadas, o Fundo também inclui medidas para a capacitação, com especial foco nas áreas das tecnologias de informação respondendo aos desafios da transformação digital do mercado de trabalho, em cooperação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Está igualmente prevista a criação de Laboratórios para a Geração de Novas Soluções Sociais que investirão em diferentes segmentos geracionais da comunidade para incentivar projetos de empreendedorismo e inovação social em busca de respostas para problemas emergentes.

A vertente educacional também não foi esquecida, já que o Fundo prevê ainda, para o próximo ano letivo, o apoio a crianças provenientes das famílias, escolas e concelhos mais carenciados do Alentejo, em articulação com a Direção Geral de Educação do Alentejo.

A propósito deste projeto, Francisco Senra Coelho, presidente da Fundação, referiu que “com esta iniciativa, e como é sua missão, a Fundação Eugénio de Almeida dá um abraço solidário à comunidade; um abraço de esperança e coragem, um abraço de apoio concreto aos que dele precisam para ultrapassarem as dificuldades e retomarem o caminho de plena autonomia e projeto de vida”.

Comentários

Artigos Relacionados