Programa Protechting 4.0 mais global e focado na sustentabilidade

Focada em três áreas estratégicas, healthtech, insurtech e fintech, a quarta edição do Protechting começou a receber candidaturas este mês. O programa de aceleração e incentivo à inovação tem a chancela da Fosun e da Fidelidade.
A Fidelidade e a Fosun anunciarem ontem a realização da quarta edição do Protechting, um programa de captação e aceleração de start-ups que visa apoiar o desenvolvimento de projetos internacionais que contribuem para melhorar a proteção das pessoas em áreas estratégicas como healthtech, insurtech e fintech.
Esta quarta edição do programa reforça o âmbito global do projeto e introduz algumas novidades ao promover a prática da sustentabilidade com impacto nos negócios, procurando start-ups em fase de aceleração com soluções inovadoras nas áreas referidas.
Por outro lado, a Luz Saúde reforça a sua participação no programa, bem como o Banco privado alemão Hauck & Aufhäuser, do Grupo Fosun, e a seguradora peruana La Positiva Seguros y Reaseguro que integra esta competição pela primeira vez.
De forma a atrair start-ups de âmbito global para o programa, o Protechting 4.0 vai desenvolver ações internacionais de scounting durante a fase de candidaturas, junto de parceiros e em eventos de empreendedorismo na América do Sul, África, Europa, China e Macau.
Desenvolvido com o apoio da Beta-i, o Protechting “pretende fomentar uma cultura de acolhimento e desenvolvimento da inovação, facilitando o acesso a recursos importantes para a evolução e concretização de ideias de negócio”, refere a organização em comunicado.
As inscrições podem ser efetuadas entre julho e setembro. Depois seguir-se-á a fase de seleção (entre setembro e outubro) e o pitch day para acesso ao Bootcamp marcado para novembro.
Os três melhores projetos finais do Protechting 4.0 serão premiados com um roadshow na China, com acesso a alguns dos maiores investidores mundiais, podendo ainda beneficiar de uma participação de capital até 350 mil euros, ou integrar o seu negócio na Fosun, Fidelidade, Luz Saúde e Hauck & Aufhäuser. O melhor projeto de negócio será ainda distinguido com um prémio monetário no valor de 10 mil euros
Recorde-se que as primeiras três edições do Protechting captaram um total de 494 start-ups, provenientes de 42 países. No conjunto das edições anteriores, são 33 os projetos pilotos que continuam a manter colaboração com o Grupo Fidelidade e a Luz Saúde e, até ao momento, cinco assinaram acordos comerciais.
“Com o lançamento do Protechting 4.0 consolidamos a referência do nosso programa no contexto internacional, alargando a abrangência geográfica aos países onde a Fidelidade está presente, como o Peru e Macau. De destacar que a edição deste ano vai também privilegiar o empreendedorismo social, procurando integrar start-ups com valor acrescentado para a comunidade ao nível da sustentabilidade social”, explicou Jorge Magalhães Correia, presidente da Fidelidade e Global Partner da Fosun.