Fundação Ageas e NoCode Institute lançam curso para mulheres que querem aprender a programar
Há um novo curso de capacitação digital exclusivo para mulheres em transição de carreira. As inscrições estão abertas e decorrem até 11 de setembro.
Promover a reinserção de mulheres no mercado de trabalho através da capacitação digital é o objetivo do novo curso online desenvolvido pela Fundação Ageas em parceria com o NoCode Institute. O curso destina-se exclusivamente a mulheres em situações de vulnerabilidade ou em fase de transição de carreira e que procuram ampliar o seu leque de competências, nomeadamente através das ferramentas NoCode, ou seja, programar sem código.
Designado Descodifica-te, este curso surge no âmbito do programa Escola de Impacto e já tem as candidaturas abertas. Até 11 de setembro, todas as mulheres interessadas em melhorar as suas skills digitais podem inscrever-se, desde que reúnam as seguintes condições: ter idade mínima de 18 anos; residir em Portugal; ter conhecimentos básicos de inglês e de informática na ótica do utilizador; ter motivação para ultrapassar dificuldades e abraçar um novo desafio. Idealmente, as candidatas contar também com experiência profissional.
“A pandemia veio acelerar a digitalização nos diversos sectores de atividade, suscitando desta forma a necessidade de disrupção face às alterações do mercado de trabalho, sobretudo, no que diz respeito às mulheres”, afirma João Pedro Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.
Além de dar a conhecer a programação com base nas ferramentas NoCode, o Descodifica-te também se foca no desenvolvimento de competências pessoais fundamentais para carreiras na área digital (como agilidade na resolução de problemas e perseverança). Durante o curso, as participantes terão de realizar um projeto digital real e desenvolver um plano de relançamento de carreira.