“From Start-to-Table” procura inovação na indústria alimentar e de restauração. Inscrições abertas.

O programa para start-ups foodtech recebe inscrições até dia 26 outubro. Os vencedores serão distinguidos com 10 mil euros.

Já estão a decorrer as inscrições (até 26 outubro) para a 7.ª edição do From Start-To-Table, o programa de aceleração promovido pela Unicorn Factory Lisboa. A iniciativa – que tem o apoio da Delta Cafés, do Turismo de Portugal e da Sogrape, entre outros –, decorrerá entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026, e aposta num modelo híbrido. Engloba um bootcamp inicial presencial com as start-ups, especialistas e parceiros do programa, onde os participantes terão oportunidade de discutir parcerias, seguindo-se sessões semanais com líderes da indústria foodtech, empresas do setor, mentores e investidores. Ao longo de nove semanas, o programa vai apoiar start-ups nacionais e internacionais, e reunir investidores e líderes do setor para identificar e impulsionar soluções F&B inovadoras.

O programa termina com a cerimónia de encerramento, em fevereiro de 2026, onde os participantes terão a oportunidade de ganhar os prémios de 10 mil euros, para os vencedores das categorias de Tecnologia e de Produto, para além da possibilidade de acesso aos maiores eventos internacionais na área alimentar.

Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, sublinha que “o From Start-to-Table tem sido determinante para desenvolver a inovação nacional na área alimentar e de restauração, áreas de forte relevo para Portugal, com 6 edições já realizadas e mais de 135 start-ups apoiadas”. Acrescenta que “esta nova edição vai reforçar esse caminho, criando condições para que as start-ups possam testar soluções diretamente com empresas do setor e desenvolver pilotos que acelerem o seu crescimento em Portugal, mas também no estrangeiro, com o apoio do EIT Food e da Lanzadera. Esta ligação permitirá às start-ups acelerar e reforçar a ligação a outros ecossistemas europeus”.

Criado em 2018, o From Start-to-Table já apoiou mais de 135 start-ups que captaram um total de mais de 40 milhões de euros em investimento, entre as quais se destacam Pleez, Embargo e Kikleo, na categoria de tecnologia, e Why Not, Swee e Tarwi, na categoria de novos produtos de F&B sustentáveis.

Refira-se que o From Start-To-Table tem-se consolidado como uma das iniciativas mais relevantes na área da inovação do setor da alimentação e bebidas (F&B) na Europa, tendo sido recentemente premiada nos European Enterprise Promotion Awards como uma referência nacional no apoio à transição digital.

Comentários

Artigos Relacionados