Frases que podem pôr em risco uma relação de negócio

Uma frase ou uma expressão fora de contexto podem causar danos inimagináveis no seu negócio. Por isso, tenha cuidado com o que diz quando fala com parceiros ou colaboradores.
Tem uma atitude educada quando fala com um parceiro de negócio, um colaborador ou fornecedor, mas do outro lado a perceção que fica é a de que é uma pessoa desagradável? Talvez seja altura de fazer uma análise ao que está menos bem na sua comunicação, na forma de se expressar. Inadvertidamente pode ter um comportamento verbalmente inadequado, ainda que na sua ótica não o seja, e contraproducente na mensagem que quer passar aos seus interlocutores.
Para uma análise comportamental mais atenta, o Entrepeneur reuniu um conjunto de frases e expressões (e o que verdadeiramente significam) a que deve ficar atento, pois podem pôr em causa a sua imagem aos olhos dos outros:
“Tudo bem” – Muitas vezes significa exatamente o oposto. Pessoas passivo-agressivas utilizam esta expressão para expressar raiva, ainda que de forma indireta e para interromper a comunicação.
“Sem problemas” – Afirma que está tudo ok, sem problemas, mas traduzido acaba por ser uma forma de não expressar o que sente. E uma expressão que vai continuar a usar até “explodir”.
“Se realmente quiser…” – Revela evasão. Sempre que diz isto, não se está comprometer, não está assim tão entusiasmado. Só não sabe como comunicar esses sentimentos, ou pode pensar que a outra pessoa vai ficar zangada se a contrariar.
“Obrigado, desde já” – De início pode parecer uma frase inocente, mas significa que está à espera que a outra parte faça o que lhe está a pedir. O outro lado fica sem escapatória. Isto prejudica a sua relação com esta pessoa.
“Fiquei confuso, surpreso, curioso, sobre…” – Expressões muitas vezes usadas para disfarçar criticas em vez de ser sincero.
“Eu não estou zangado” – Muitas vezes não expressa verdadeiramente o que se sente, e pode ser um escape para enfrentar confrontos. Aprenda dizer o que sente.
“Tanto faz” – De certa forma, dá a entender que a outra parte está chateada, que não quer saber e passou essa forma de estar para si.
“Então…” – A pessoa sente-se “agitada” e faz pressão para ter resposta a uma pergunta. Ou pode ainda ser o início de uma conversa desagradável.
“Estava a pensar…” – Indica que a pessoa vai pedir/perguntar algo que não devia, mas vai fazê-lo na mesma, ou seja, sabe que não devia estar a pedir-te este favor, mas insiste nesse propósito.
“Estava só a brincar” – Entendido como um remate sarcástico a algo que o outro disse e que você não gostou. Demonstra uma tentativa de recuo para encobrir o que realmente pensa.
“Espero que valha a pena” – Não quer que a pessoa com quem comunica faça algo, mas está ciente de que o fará de qualquer maneira, apesar dos avisos. Em vez de mostrar preocupação, este tipo de abordagem pode ter um efeito contraproducente e até ser embaraçosa.