Empresa eslovaca Klein Vision testa carros voadores

A Klein Vision quer transformar os “carros” voadores numa realidade. O seu AirCar V5, um misto entre avião e carro, já voou entre dois aeroportos da Eslováquia.

A eslovaca Klein Vision quer tornar os carros voadores numa realidade e um produto comercial que possa ser usado regularmente. O veículo designado AirCar V5 é híbrido no sentido em que reúne as modalidades avião e automóvel, e concluiu recentemente um voo inaugural entre dois aeroportos, durante 35 minutos, marcando um novo capítulo em veículos com dupla finalidade e numa nova categoria de transporte.

O primeiro voo aconteceu entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, ambos na Eslováquia, e o veículo foi conduzido pelo seu inventor Stefan Klein e por Anton Zajac, cofundador Klein Vision. Depois de aterrar, a aeronave transforma-se num carro desportivo em três minutos e apenas com um clique num botão, explica a empresa em comunicado.

“O AirCar já não é apenas uma prova de conceito. Voar a 8.200 pés, a uma velocidade de 100 quilómetros, transformou a ficção científica numa realidade”, afirmou Anton Zajac.

Refira-se que até agora a Klein Vision desenhou dois protótipos, com diferentes capacidades de motor e outras especificações. O AirCar Protótipo 1 com um motor BMW que completou mais de 40 horas de voos de teste, e o AirCar Protótipo 2, um modelo de pré-produção que será equipado com um potente motor de 300HP e receberá a certificação de aeronaves EASA CS-23 com uma licença de estrada M1.

Comentários

Artigos Relacionados