Francesa Station F lança programa online para empreendedores de todo o mundo

O conhecido campus de start-ups localizado em Paris vai lançar um programa de formação online para novos empreendedores.

A Station F lançou um programa online para “educar” a próxima geração de empreendedores. Chama-se Launch by Station F e vai ajudar as pessoas que querem iniciar uma jornada empreendedora a acederem a todos os recursos que lhes permitam fazer isso, explicou a direção do campus em comunicado.

O facto de ter de rejeitar muitas das candidaturas apresentadas aos seus programas – só 9% dos empreendedores que se candidatam são aceites – fez com que a Station F tenha avançado com a criação deste novo projeto de educação online.

Roxanne Varza, diretora da Station F, explicou que o campus sempre se preocupou, desde o primeiro dia, em tornar a vida mais fácil para os empreendedores e que é nesse âmbito que surge agora o Launch. Por isso, esclarece, “o Launch é uma nova maneira de ser empreendedor. É um programa online completo, que pode ser acedido em qualquer parte do mundo. Tem literalmente o básico para começar uma empresa. Quando acabar o programa o empreendedor deverá perceber todo o jargão da atividade”.

O Launch assenta em três blocos base: conteúdo, ferramentas e comunidade. A equipa da Station F criou dezenas de vídeos e artigos onde conversa com alguns dos mais conhecidos empreendedores e investidores da comunidade de start-ups francesa, conteúdo que pretende ajudar a perceber a indústria da tecnologia.

As pessoas que participarem no programa terão acesso a um conjunto de ferramentas essenciais para construir start-ups com utilização gratuita, como são os casos da Notion, Asana, Shopify, Bubble e Qonto. A par disso, o programa é baseado em feedback peer-to-peer. Os membros podem conversar entre si numa comunidade do Slack, navegar num diretório de pessoas e muito mais.

Roxanne Varza sublinha que ao longo do programa é possível seguir as etapas de construção de um pitch deck. “Na verdade, trata-se de fazer a si mesmo as perguntas certas sobre o negócio. E outros membros darão feedback sobre o seu pitchdeck”, acrescentou.

A Estação F foi lançada em 2017 num edifico da capital francesa onde anteriormente existia uma estação ferroviária e, desde então, tornou-se uma referência internacional entre a comunidade tecnológica, acolhendo centenas de start-ups. Alguns programas que disponibiliza são geridos por parceiros, outros diretamente pela própria equipa da Station F. Entre os seus parceiros atuais estão empresas como a Ubisoft, Microsoft, Facebook e HEC Paris.

Comentários

Artigos Relacionados