FormaSpot apresenta-se oficialmente no Amadora Inova
Realizou-se esta semana a apresentação pública da FormaSpot, uma nova plataforma de formação e gestão de carreiras.
O espaço Amadora Inova foi palco para o lançamento oficial da FormaSpot, uma plataforma, e aplicação, orientada para a análise vocacional, para a formação e gestão de carreira, assistida por inteligência artificial, e que visa simultaneamente promover a inclusão social no processo de aprendizagem ao longo da vida.
Criada por Ricardo Viseu Ferreira, CEO da start-up, a plataforma pode servir para utilizadores em diferentes fases da sua vida (dos 14 aos 99 anos), onde poderão, entre outras funcionalidades, conhecer o perfil vocacional, competências e talentos; aceder, de forma orientada, aos cursos disponibilizados no marketplace da plataforma; beneficiar de programas de mentoria para otimização do processo de aprendizagem e aquisição de competências; (re)orientar a sua carreira e/ou aplicar os seus conhecimentos; aceder diretamente ao mercado de trabalho. Em suma, esta plataforma digital centra-se em três objetivos: conhecer o perfil profissional dos utilizadores; assessorar em cursos e formação para as suas(re)qualificações com o recurso a inteligência artificial; e gerir as suas carreiras.
A FormaSpot conta com o apoio de vários especialistas e com o envolvimento de profissionais qualificados e encontra-se neste momento numa fase de expansão. Recorde-se que em junho do ano passado, ainda numa fase embrionária, a plataforma desafiava investidores a juntarem-se ao projeto.
Na sessão de lançamento da FormaSpot houve ainda espaço para a realização de um debate sobre “Novos modelos e desafios que se colocam na aprendizagem ao longo da vida”, onde marcaram presença Ricardo Franco Faria, vereador da Educação da Câmara Municipal da Amadora, Ana Sofia Nobre, psicóloga especialista em Psicologia da Educação; Luísa Dornellas, coordenadora do Centro Qualifica e diretora de Desenvolvimento e Formação da Câmara Municipal de Lisboa, e Rita Soares, Head of Recruitment, Learning & Development da ECI, entre outros.
A FormaSpot é cofinanciada pelo Portugal 2020, pela Região Autónoma da Madeira e pelo Programa Operacional da Região Autónoma da Madeira.