Opinião
FORGEP e CAGEP do ISG: o futuro já começou
2020 foi um ano agitado e imprevisível, mas vimos uma série de progressos em termos de sustentabilidade. Com efeito, a despeito de suas óbvias consequências devastadoras, a pandemia levou a uma intensificação dos investimentos em tecnologia digital, que consideramos um vetor essencial do desenvolvimento sustentável. E a transição digital por natureza resulta na redução dos impactos físicos no planeta.
Com a vitória eleitoral de Joe Biden, é provável que se fortaleça o ímpeto do desenvolvimento sustentável nos Estados Unidos, que a América adira ao Acordo sobre o Clima de Paris e que faça eco dos compromissos assumidos pela União Europeia no Acordo Verde para a Europa (European Green Deal).
Finalmente, a inequívoca opção pela inclusão e pela coesão nacional impõe que o futuro, para a Administração Pública, seja também social: mais igualdade e mais oportunidades.
Em suma, o futuro será social, verde e digital e a transição começa por uma Administração Pública atenta e colaborativa, onde os seus dirigentes assumem os objetivos estratégicos de um “bom governo” e estão capacitados para inovar sem perder a exigência de eficiência e eficácia imposta pela escassez dos recursos. A formação executiva dos altos dirigentes e dos dirigentes intermédios da Administração Pública portuguesa no Instituto Superior de Gestão, para além das ferramentas de gestão estratégica, gestão de recursos humanos e de dados, diferencia-se pela especial sensibilidade ao facto do futuro ser já hoje.
Em face dos compromissos políticos com o desenvolvimento sustentável e a inovação rápida, vemos um futuro social, inteligente, conectado, digital e verde. Esperamos uma década de energia limpa e elétrica, com avanços na tecnologia e uma mudança generalizada da mobilidade e nos processos de trabalho, uma década digital e conectada que abrirá o caminho para novas formas de implementar as políticas públicas e de dirigir a regulação da nossa economia e que irá promover uma maior eficiência e uma maior circularidade entre os setores de atividade e na Administração Pública.
Na sua oferta de formação executiva para a Administração Pública, o ISG oferece o FORGEP – Formação em Gestão Pública, destinado, nos termos da lei, aos quadros intermédios da Administração Pública, assim como a sua atualização, e o CAGEP – Curso Avançado de Gestão Pública, obrigatório para os altos dirigentes da Administração Pública, cujos programas apostam na valorização das competências essenciais da gestão contemporânea pública nacional e europeia.
*E coordenador Científico dos Cursos CAGEP e FORGEP do ISG – Instituto Superior de Gestão