Feedzai angaria 170 milhões de euros e torna-se no quarto “unicórnio” português
Uma ronda de financiamento de 200 milhões de dólares (170 milhões de euros) liderada pelo fundo KKR permitiu à empresa de Coimbra atingir uma avaliação bem superior a mil milhões de dólares. É o quarto unicórnio português.
A Feedzai assegurou 200 milhões de dólares (170 milhões de euros) numa nova ronda de investimento e ultrapassou na avaliação empresarial a fasquia dos 1000 milhões de dólares, o que lhe confere o estatuto de unicórnio. A empresa fundada em Coimbra é a quarta a atingir tal estatuto em Portugal, depois da Farfetch, da Talkdesk e da Outsystems.
A Feedzai ajuda outras empresas a gerir e a prevenir o risco de fraude ou crime associado a transações online, designadamente pagamentos. Para tal, recorre à Inteligência Artificial e ao Machine Learning para detetar indícios de problemas e propor correções. Desenvolve tecnologia para proteção de dados e combate à fraude em transações financeiras, podendo inclusivamente sinalizar operações mais complexas como lavagem de dinheiro.
No seu portefólio de clientes estão empresas de grande dimensão que totalizam 800 milhões de clientes em 190 países. Entre eles estão grandes bancos mundiais, como o Santander e o Citigroup.
Segundo a empresa, “metade da população do Reino Unido e do Canadá, bem como quatro dos cinco maiores bancos da América do Norte” são protegidos pelas soluções da Feedzai. “Sempre que alguém abre uma conta bancária, transfere dinheiro ou faz um pagamento com um equipamento móvel, estão a trabalhar com a transparência, a conveniência e com a protecção em três milissegundos ou menos – tudo possível graças à nossa plataforma”, acrescenta.
A mais recente ronda de investimento (uma Série D) foi liderada pela KKR, uma sociedade de investimento que, no passado recente, já tinha investido noutro “unicórnio” português, a Outsystems (em 2018).
O capital agora angariado apoiará “a expansão global da companhia” que Nuno Sebastião pretende acelerar. Além disso, quer “desenvolver a oferta de produtos, reforçar a estratégia de parceiros e o posicionamento como uma das melhores soluções de prevenção e gestão de risco financeiros no mercado”.
“Talvez tenha algo a ver com o facto e de os meus cofundadores e eu termos as nossas raízes no campo aeroespacial, mas a Feedzai sempre manteve uma cultura de vanguarda e centrada no futuro. Quando os desafios do passado nos bateram à porta, nós apoiámo-nos no nosso mantra e funcionou. Estamos preparados para a veloz transição rumo a um mundo em que a banca e o comércio está primeiro no digital. Estamos satisfeitos pela forma como a nossa Inteligência Artificial e o Machine Learning lidaram com a incerteza que houve em 2020”, resume Nuno Sebastião, numa mensagem hoje publicada no site da empresa.
“Este novo investimento apoia-nos na nossa missão de manter o comércio seguro com novos desenvolvimentos na nossa plataforma de machine learning na cloud para as quatro fases do risco de clientes: prevenção, detecção, correcção e cumprimento (compliance). Ao focarmo-nos no ciclo completo do risco, podemos fazer parcerias com serviços financeiros de uma forma radicalmente nova em cada uma dessas fases”, explica.
A par da KKR, esta mais recente ronda de financiamento contou com investidores que já tinham apostado na Feedzai no passado. É o caso da Sapphire Ventures e da Citi Ventures que, em 2017, tinham investido 50 milhões de dólares nesta empresa fundada em 2017.








