A tecnologia agora pertencente à tecnológica de Mark Zuckerberg pode vir a ser usada para melhorar a segurança das contas dos utilizadores da rede social.

A equipa do Facebook está empenhada em melhorar a plataforma. Prova disso são as alterações que  tem efetuado recentemente para, alegadamente, se tornar mais user-friendly. A priorização da atividade dos   amigos em vez de notícias e produtos publicitados é um exemplo disso.

Agora chega a notícia de que a gigante de Zuckerberg adquiriu a Confirm.io, uma start-up norte-americana com sede em Boston, Massachusetts, que desenvolveu um API (Interface de Programação de Aplicações [1]) que permite às empresas clientes verificar a identidade dos seus utilizadores através da carta de condução ou do bilhete de identidade.

Um comunicado no site da start-up explica: “quando lançámos a Confirm, a nossa missão era tornarmo-nos na plataforma com mais confiança no mercado de verificação. Mas agora estamos prontos para dar o próximo passo e começar a nossa jornada no Facebook. No entanto, isto significa que, entretanto, o nosso software de verificação de identidade está em baixo”.

Facebook adquire start-up de verificação biométrica Confirm.io

Apesar de ainda não se serem conhecidos os valores acordados entre o Facebook e a Confirm.io, sabe-se que a start-up nascida em 2015 recebeu mais de 3,2 milhões de euros de investimento por parte da Cava Capital, um fundo de capital de risco que conta com nove start-ups no seu portfólio.

A rede social já comunicou que a “tecnologia e a especialidade [da equipa da Confirm.io]vai ajudar-nos na luta constante de manter a nossa comunidade segura”. O Facebook poderá utilizar a tecnologia para as pessoas confirmarem a sua identidade na eventualidade de perderem o acesso à conta. Esta previsão é feita com base na política de retorno de contas da rede social que, desde 2013, pede aos seus utilizadores para enviarem uma fotografia ou outro tipo de verificação de identidade por e-mail.

[1]

API: Interface de Programação de Aplicações / Application Programming Interface
Software que permite a utilização das suas funcionalidades por aplicações que não pretendam implementar o programa, mas apenas usar os seus serviços.

Comentários