European Green Capital e Green Leaf Awards com inscrições até março

A Comissão Europeia lançou uma convocatória para as próximas edições do European Green Capital e do Green Leaf Awards .

As cidades europeias que estão comprometidas com a sustentabilidade já podem candidatar-se à edição de 2027 dos European Green Capital e Green Leaf Awards. A iniciativa da Comissão Europeia avaliará o desempenho das candidatas com base em sete indicadores ambientais. A saber: qualidade do ar; água; biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável da terra; resíduos e economia circular; ruído; mitigação das mudanças climáticas; e adaptação às mudanças climáticas.

A avaliação das cidades concorrentes estará a cargo de um painel de especialistas em sustentabilidade urbana, e será com base nas recomendação destes que a Comissão Europeia irá selecionar as cidades finalistas dos European Green Capital e Green Leaf Awards.

Refira-se que o European Green Capital Award está aberto cidades com mais de 100 mil habitantes, enquanto o European Green Leaf Award destina-se a cidades a partir de 20 mil habitantes e menos de 100 mil. As inscrições podem ser efetuadas até ao próximo dia 15 de março.

Estes prémios foram concebidos pela Comissão Europeia para reconhecer, promover e recompensar os esforços as autoridades locais desempenham na melhoria do meio ambiente bem como o seu alto nível de comprometimento com o progresso.

O European Green Capital Award é o resultado de uma iniciativa de 15 cidades europeias (Tallinn, Helsínquia, Riga, Vilnius, Berlim, Varsóvia, Madrid, Liubliana, Praga, Viena, Kiel, Kotka, Dartford, Tartu e Glasgow) e da Associação das cidades da Estónia. Estabeleceu-se um prémio para reconhecer cidades que estão a liderar o caminho com uma vida urbana ecologicamente correta. A iniciativa foi lançada pela Comissão Europeia em 2008. Já European Green Leaf Award nasceu em 2015 da necessidade de reconhecer cidades de menor porte.

Comentários

Artigos Relacionados