EurAfrican Forum prepara meeting online

O EurAfrican Forum está a desenvolver uma plataforma digital 100% interativa para realizar a sua terceira reunião anual programada para os dias 2 e 3 de julho.

Com todas as funcionalidades de um evento físico, o EurAfrican Forum está a preparar a plataforma que vai ser palco para a próxima reunião deste fórum anual tradicionalmente realizado em Portugal, e este ano online. O evento redesenhou, assim, o seu modelo para receber os principais atores europeus e africanos, como empreendedores, artistas, ativistas, tomadores de decisão públicos e privados, numa plataforma 100% digital projetada para promover oportunidades de negócios e enfrentar os desafios atuais dos dois continentes.

A edição de 2020 vai centrar-se em desafios comuns, descritos no tema deste ano, In Search for a Common Ground in a Post COVID World. O programa do evento vai centrar-se em cinco painéis de discussão: Perspectives on AU-EU relations; Matrix (Energy) Just Transition; Made in Africa: Emerging and Fast Track Business; African Culture Feeding the World; Connecting the Unconnected.

Filipe de Botton, presidente da direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa, organização privada sem fins lucrativos, criada em 2012, responsável pelo evento, afirmou que “a única forma de dar resposta a uma crise global é restabelecendo as ligações, não apenas com os decisores políticos e privados, mas também com a sociedade civil, para adquirirmos uma visão coletiva e estabelecermos soluções globais. Assim, tomámos a decisão de realizar o EurAfrican Forum Digital, para que tenhamos um papel na recuperação das nossas economias”.

Vão marcar presença no evento online nomes como Jonathan Rosenthal, editor Africa do The Economist; Landry Signé, pesquisador principal da Brookings Institution e professor titular e co-diretor da Thunderbird School of Global Management; Bakary Diallo, diretor executivo da African Virtual University; Carlos Lopes, professor honorário da University of Cape Town e Alto Representante da União Africana para Parcerias com a Europa; Fabio Scala, fundador da Further Africa; Vanessa Nakate, ativista e fundadora do The Rise Up Climate Movement; Monika Skadborg, presidente do Youth Climate Council; e Joshua Amponsem, diretor executivo, Green Africa Youth Organization, entre muitos outros oradores,

Comentários

Artigos Relacionados