EU4UA ajuda refugiados ucranianos a encontrar alojamento gratuito na Europa

A iniciativa é da responsabilidade de quatro empreendedores e consiste numa plataforma que ajuda refugiados ucranianos a encontrar alojamentos de emergência gratuitos, na Europa.

A EU4UA é uma plataforma de cariz solidário, criada em cerca de cinco dias graças à mobilização de mais de 200 de profissionais da área tech espalhados por todo o mundo, que tem como missão maior ajudar os ucranianos que deixam o seu país a encontrar alojamentos de emergência gratuitos, na Europa, colocando-os em contacto direto com as famílias de acolhimento.

Neste momento, a plataforma tem registados mais de 10 mil refugiados, cerca de três famílias refugiadas e cinco mil famílias de acolhimento. Já conseguiu ajudar mil famílias refugiadas. Todavia depara-se com o desafio de dar a conhecer a plataforma a famílias refugiadas que estão a chegar às fronteiras dos países da Europa de Leste.

Através da  EU4UA os utilizadores podem, por um lado, registar-se para oferecer a sua própria habitação, e por outro, os refugiados podem inscrever-se para tentar aceder a um alojamento.

O projeto foi implementado, no último fim-de-semana de fevereiro, por um grupo de empreendedores da área de tecnologia: o francês Arnaud Devigne, o espanhol Alexandre Hernandez, o belga Juan Bourgeois e colombiano Alexis Rodriguez, todos cofundadores da Jobgether. O objetivo deste grupo de empreendedores é permitir que todos os refugiados consigam encontrar um alojamento decente de forma gratuita, evitando assim as duras condições dos campos de refugiados.

“Se conseguirmos tornar a vida de uma criança menos dolorosa, teremos alcançado o nosso objetivo e continuaremos a desenvolver o projeto para ampliar o seu alcance e colocar a tecnologia ao serviço da solidariedade”, afirmou Juan Bourgeois, cofundador da EU4UA.

Comentários

Artigos Relacionados