EU-OSHA apela à segurança e saúde no trabalho da era digital
Ajudar os empregadores da União Europeia a assegurar condições de trabalho dignas e empregos de qualidade é o foco da campanha que a EU-OSHA inicia hoje.
“Trabalhar com segurança e saúde na era digital” é tema da nova edição da campanha “Locais de trabalho seguros e saudáveis” que a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) começa a divulgar hoje, uma campanha que, como frisa Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais,” ajudará os empregadores da UE a assegurar condições de trabalho dignas e empregos de qualidade”.
Num cenário em que mais de 80 % das empresas da União Europeia integram computadores pessoais, computadores portáteis, tablets, smartphones e outros dispositivos móveis, e em que digitalização está redefinir os locais de trabalho, a nova campanha “Trabalhar com segurança e saúde na era digital” assume um papel central para sensibilizar, promover a colaboração e preparar o caminho para um futuro em que a segurança e a saúde no trabalho continuem a ser a principal prioridade, juntamente com o progresso tecnológico.
Considerando que 93 % dos trabalhadores de grandes empresas e 85 % em micro-empresas que utilizam dispositivos digitais, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho aborda a evolução da dinâmica do trabalho, salientando o imperativo de garantir a segurança e a saúde numa transformação digital centrada no ser humano.
Com base na investigação realizada pela EU-OSHA, a atual campanha irá explorar as cinco áreas prioritárias nos próximos dois anos: trabalho em plataformas digitais, automatização de tarefas, trabalho à distância e híbrido, gestão dos trabalhadores através da Inteligência Artificial e de sistemas digitais inteligentes.
A edição atual visa aumentar a sensibilização para o impacto da transformação digital na SST (Visão geral da SST sobre a digitalização) e incentivar uma utilização segura e produtiva das tecnologias digitais em diversos setores e locais de trabalho. Visa também fomentar a colaboração entre as partes interessadas, fornecendo recursos e promovendo uma avaliação proativa dos riscos para uma transformação digital segura e eficiente do trabalho. A campanha reconhece o enorme potencial de melhoria da segurança e saúde no trabalho, ao mesmo tempo que enfrenta riscos emergentes neste ambiente em rápida evolução.
William Cockburn Salazar, diretor executivo da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, afirmou que “à medida que a transformação digital da Europa avança, o seu impacto nas empresas e nos trabalhadores está longe de ser plenamente compreendido. Surpreendentemente, o seu potencial efeito na segurança e na saúde dos trabalhadores foi discutido em apenas 24 % dos locais de trabalho. Há uma necessidade urgente de aproveitar as oportunidades e identificar os riscos da digitalização para maximizar os benefícios destas novas tecnologias para locais de trabalho seguros, saudáveis e produtivos”.