EU City Facility com inscrições para a 3.ª edição em curso

Financiado pela União Europeia, o EU City Facility (EUCF), apoia os municípios e autoridades locais para acelerar os investimentos em energia sustentável. As inscrições estão a decorrer até 17 de dezembro.

A terceira call do EU City Facility vai apoiar o desenvolvimento de 69 conceitos de investimento, com um orçamento total de 4,14 milhões de euros. Este concurso destina-se a todos os municípios / autoridades locais, agrupamentos, bem como a entidades públicas que agregam os municípios / autoridades locais em todos os Estados-membros da União Europeia e, ainda, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Reino Unido. Acelerar os investimentos destes países em energias sustentáveis é o objetivo. Aos candidatos é exigido um plano de clima e energia sustentável politicamente aprovado.

O EUCF financia o desenvolvimento de um conceito de investimento, com uma concessão fixa de até 60 mil euros. Os beneficiários bem-sucedidos podem usar a bolsa para apoiar as atividades necessárias para o desenvolvimento do conceito de investimento, incluindo estudos (técnicos) de viabilidade, análise de mercado, de stakeholders, jurídica, económica e financeira ou análise de risco que sejam necessários para desenvolver o conceito de investimento.

O subsídio não pode financiar diretamente os investimentos atuais, mas cobre os custos de mobilização de recursos e acesso a serviços para desenvolver um conceito de investimento.

Nas edições anteriores foram financiados 30 conceitos de investimento em 14 países (na primeira call) e seleção de 69 candidatos (na segunda) de 19 países, atualmente no processo de assinatura dos seus acordos oficiais. O prazo para apresentação de candidaturas para esta terceira call decorre até ao próximo dia 17 de dezembro.

Comentários

Artigos Relacionados