Estudo: o sucesso dos negócios depende do investimento no digital

A SAP e Oxford Economics acabam de revelar que o crescimento dos negócios depende do investimento feito pelas empresas nas competências digitais.

Esta é uma das conclusões do estudo “4 Ways Leaders Set Themselves Apart, realizado junto de mais de 3.100 decisores de negócio sobre quais as prioridades dos seus projetos de transformação digital.

De acordo com os resultados, as empresas que completaram projetos de transformação digital envolvendo toda a organização, revelaram um aumento significativo do envolvimento dos seus colaboradores, relativamente às organizações iniciativas foram mais limitadas. O estudo indica que 64% dos executivos que implementaram iniciativas digitais de largo espectro afirmam que os colaboradores estão mais comprometidos. Isso já não se verificou em 20% das organizações que avançaram para projetos de transformação digital em áreas de negócio específicas ou de abrangência limitada. A pesquisa da SAP e da Oxford Economics conclui que o sucesso da transformação digital depende das pessoas e destaca, por isso, a importância do investimento na força de trabalho e no seu desempenho.

Mas os resultados desta análise vão mais longe. Revelam que 83% das empresas líderes em transformação digital esperam que a digitalização mude a gestão de talento nos próximos dois anos. Por outro lado, 71% refere que a digitalização facilitará a atração e a retenção dos melhores talentos, e que 52% das empresas que implementaram projetos de transformação digital afirmaram planear nos próximos dois anos criar funções novas, fazendo refletir os imperativos tecnológicos na sua força de trabalho.

Cerca de um terço das empresas mundiais acredita que a gestão e o desenvolvimento do talento são os principais impulsionadores do crescimento digital. Cerca de 31% concorda que o investimento nas competências digitais dos colaboradores será, nos próximos anos, o factor mais importante no incremento da receita. Por outro lado, o sector bancário foi o que mostrou o maior compromisso no aumento do investimento em competências digitais. 48% classificaram-no como o fator mais importante para impulsionar o crescimento da rentabilidade.

Na opinião de Greg Tomb, presidente da SAP SuccessFactors, “as empresas líderes de hoje estão a posicionar os colaboradores no coração das suas estratégias de transformação digital”. Nesse sentido, afirma, “esta pesquisa mostra que a digitalização bem-sucedida depende das pessoas, com as empresas mais inovadoras e avançadas a estarem também mais comprometidas com o investimento nos seus colaboradores, como garantia de uma melhor preparação para enfrentarem os desafios do amanhã”.

Edward Cone, líder de tecnologia, da Oxford Economics, reforça que “a transformação digital é muito mais que o mero investimento na última tecnologia. As pessoas são o mais importante – como elas trabalham, o que sabem, quais as competências que necessitam num ambiente de trabalho em constante mudança. A maioria das empresas só agora começou a abordar estes fatores humanos e aquelas que se atrasarem poderão jamais recuperar.”

Comentários

Artigos Relacionados