Estes são os vencedores do Prémio Heróis PME 2025

Iniciativa levada a cabo pela Yunit Consulting distinguiu oito empresas portuguesas com trajetórias marcadas pela superação, inovação e impacto económico. Número de candidaturas cresceu 52% face a 2024.
A Yunit Consulting acaba de anunciar os vencedores da 7.ª edição dos Prémios Heróis PME, uma iniciativa que premeia empresas nacionais que se distinguem pela resiliência, visão estratégica, inovação e contributo económico para o país.
Este ano, o prémio registou um recorde absoluto de participação, com um total de 135 candidaturas recebidas, o que representa um aumento de 52% face a 2024, provenientes de 86 empresas diferentes – mais 56% do que no ano anterior. A categoria “Start-up Revelação” foi a que mais cresceu, com um aumento de 250% no número de candidaturas. Já a categoria “Pequena Empresa” liderou em termos de volume, com 39 empresas candidatas. Estes números confirmam o papel cada vez mais relevante do Heróis PME como uma plataforma de reconhecimento e visibilidade para as Micro, Pequenas e Médias Empresas portuguesas.
Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, refere que “este grande crescimento demonstra que as PME portuguesas continuam a acreditar no seu valor e na importância de darem a conhecer as suas histórias de resiliência e superação. Os prémios Heróis PME são, hoje, mais do que uma distinção: são um movimento que inspira e promove o melhor da economia nacional e que, ano após ano, tem vindo a destacar o valor das PME no tecido empresarial português”.
Este ano, foram distinguidas oito empresas em sete categorias a concurso, incluindo a atribuição de dois prémios ex aequo na categoria “Internacionalização”. Na categoria de Microempresa, o prémio foi entregue à Destilaria António Cuco, criadora do icónico Sharish Gin, nascida em Reguengos de Monsaraz, e hoje presente em mais de 30 países. Na categoria Pequena Empresa, a vencedora foi a Next Generation Chemistry, uma empresa portuense que transformou a pandemia numa oportunidade para lançar produtos químicos ecológicos e biológicos, produzidos a partir de resíduos agroalimentares. Já na categoria de Média Empresa, a distinção coube à Serralharia Cunha, de Braga, que superou uma crise severa e lançou uma nova unidade industrial de 10 milhões de euros, focada na produção de fachadas modulares para exportação.
Na vertente da Sustentabilidade (Fator S), o prémio foi atribuído à Twintex, empresa têxtil do Fundão que se afirmou como referência internacional na moda circular, com coleções de vestuário 100% reciclável e práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A categoria de Internacionalização distinguiu duas empresas: a EST – Empresa de Serviços Técnicos, com mais de 250 colaboradores e presença consolidada em mais de uma dezena de países europeus, e a ALEAL – Indústria de Mobiliário, fundada em Paredes, que exporta 100% da sua produção para mais de 30 mercados e é presença regular nas principais feiras internacionais do setor.
Na categoria Transformação Digital, a empresa premiada foi a Zone Soft, que se reinventou através da criação do BIIP, uma aplicação que permite a realização de pedidos, pagamentos e faturação digital em pontos de venda, revolucionando a experiência do consumidor. Por fim, a ubbu foi reconhecida como a Start-up, pela sua plataforma educativa gamificada, que promove a literacia digital junto de crianças e jovens. A ubbu já impactou mais de 360 mil alunos em 20 países, nomeadamente Portugal e Brasil.
Além do reconhecimento público, as empresas vencedoras dos Heróis PME 2025 receberam um conjunto de prémios que visam acelerar o seu crescimento, capacitação e notoriedade. As vencedoras da categoria “Heróis PME Geral” (Micro, Pequena e Média Empresa) foram premiadas com serviços Yunit Consulting no valor de 2.500 euros, participação numa missão empresarial a um mercado à escolha (avaliada em 3.000 euros) oferecida pela VICTORIA Seguros, condições preferenciais no novobanco, formação à escolha promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, um programa de Business Coaching personalizado (avaliado em 3.000 euros) pela ActionCOACH, e um dia de mentoring com os atletas de alta competição Nuno Delgado e Vanessa Fernandes, através da Associação dos Atletas Olímpicos Portugueses. Tanto as empresas vencedoras como as finalistas terão, ainda, destaque no Yearbook Heróis PME 2025.
As empresas distinguidas nas restantes categorias – Sustentabilidade, Transformação Digital, Internacionalização e Start-up – receberam, em comum, um programa de Business Coaching de e a divulgação no Yearbook. Adicionalmente, os vencedores das categorias de Sustentabilidade, Transformação Digital e Internacionalização beneficiam, também, de formação promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e, no caso da Internacionalização, de um prémio monetário, no valor de2.500 euros, em serviços da Yunit Consulting. A Start-up vencedora, a ubbu, terá, ainda acesso ao programa Road 2 Web Summit, promovido pela Startup Portugal e usufruirá de licenças gratuitas de software da SAGE, incluindo soluções de faturação, de gestão comercial e de recursos humanos.