Estes foram os produtos em segunda mão mais vendidos e procurados pelos portugueses em 2024

Relógios, tecnologia e instrumentos musicais lideraram as vendas, mas os iPhones continuam a ser os mais procurados, diz estudo.
Os acessórios de moda, os dispositivos tecnológicos e os instrumentos musicais foram revelados como os principais líderes de vendas em 2024, segundo um estudo realizado pela Wallapop. De acordo com a plataforma de compra e venda de produtos reutilizados, a sustentabilidade foi apontada, em 2024, como um fator chave nas decisões de compra de 8 em cada 10 portugueses, com 83% das pessoas a admitir já ter comprado ou vendido artigos em segunda mão.
Por outro lado, a lista de artigos mais procurados e desejados pelos consumidores incluiu iPhones, artigos da marca Parkside e dispositivos Kindle.
Com, atualmente, 90% portugueses a afirmarem ter o hábito de rever os produtos que têm em casa pelo menos uma vez por ano para os vender em plataformas de produtos reutilizados, os meses com maior atividade de compra e venda na plataforma foram dezembro, abril e julho – refletindo uma preferência não só por períodos de festividades, mas também de mudanças de época ou períodos típicos de limpezas profundas, como é o caso da Primavera e Verão.
Já os meses que registaram mais pesquisas foram outubro, novembro e setembro, característicos de maio consumo, como é o caso do regresso às aulas ou a Black Friday.
Embora o preço continue a ser o fator que mais influencia as escolhas de consumo dos portugueses, na compra e venda de bens reutilizados o preço é complementado por outras motivações, com mais de metade (52%) destas compras a serem motivadas por razões não económicas, como, por exemplo, encontrar produtos únicos ou já descontinuados. Inclusive, dentro de cinco anos, mais de 7 em cada 10 portugueses acreditam que irão optar pela compra de produtos reutilizados mais pelo seu impacto na sociedade do que por motivos financeiros.