Está cansado e desmotivado? Siga estas 5 dicas para ser emocionalmente mais forte.

Aprender em quem confiar, definir metas e não se comparar com os outros são apenas algumas das sugestões que o vão ajudar a desenvolver a sua resistência emocional. Mas há mais.

Qualquer pessoa que já tenha saído da sua zona de conforto e lançado um projeto precisou de desenvolver a sua capacidade resistência. Foi o caso de Bill Gates e Alexander Graham Bell.

Se hoje estas pessoas são admiradas e reconhecidas como bem-sucedidas, nem sempre o foram. No passado, precisaram de muita tenacidade e resistência emocional para seguir em direção àquilo que acreditam  – e que os outros não conseguiam enxergar. Tiveram que controlar medos e dúvidas.

Podemos até achar que seres humanos atenciosos e empáticos são emocionalmente frágeis e que podem ser mais facilmente explorados. Mas a resistência emocional não exige que a pessoa seja inabalável ou que não dê atenção aos que os outros possam sentir ou pensar. Significa defender aquilo em que se acredita e estabelecer limites.

Harvey Deutschendorf, especialista norte-americano em inteligência emocional, escritor e orador, partilhou na Fast Company cinco conceitos e ideias que podemos aplicar para desenvolver a resistência emocional.

1. Aprenda em quem confiar
“Enganou-me uma vez, a culpa é sua; enganou-me duas vezes, a culpa é minha.” Pessoas emocionalmente fortes não são mais espertas do que as outras quando se trata de descobrir em quem podem ou não confiar ou em que situações é seguro ser aberto e vulnerável.

Elas também cometem erros e confiam em quem não devem, mas aprendem com os seus erros e fazem as mudanças necessárias.

2. Aumente a sua zona de conforto
Por estarem sempre a sair da sua zona de conforto, as pessoas emocionalmente fortes aumentam esta zona. O que tem reflexos na sua autoconfiança e na capacidade de assumir novos desafios. Uma zona de conforto maior leva a uma vontade de assumir mais desafios e aproxima-nos de atingir o nosso potencial.

Não precisa de ser um grande salto. “No meu livro “The Other Kind of Smart” (O Outro Tipo de Inteligência, em tradução livre), partilho histórias de pessoas que expandiram o seu mundo, saindo da sua zona de conforto”, conta Harvey Deutschendorf.

3. Pratique a autodisciplina
Pessoas emocionalmente fortes entendem que a persistência e a determinação são necessárias para se impulsionarem tanto física quanto mentalmente. Elas dormem o suficiente, seguem um cronograma de exercícios e dedicam tempo e esforço para manter uma alimentação saudável.

“Manter o corpo saudável aumenta a resiliência, tornando mais fácil descartar críticas e dúvidas”, explica a psicóloga Betsy Holmberg, especialista em discursos internos negativos, cita Deutschendorf.

4. Rodeie-se de pessoas positivas
Embora não possa escolher a sua família ou o meio em que foi criado, pode escolher as pessoas que quer ter ao seu lado na sua vida profissional. Pessoas que se tornam emocionalmente fortes comprometem-se a encontrar e a manter relacionamentos fortes com outras que também estão a esforçar-se na procura pelos seus objetivos. Elas apoiam quem as inspira e recebem apoio na sua luta diária.

Vai sempre haver gente pessimista e gente que se sente ameaçada por pessoas muito determinadas. Ter pessoas próximas, a quem respeita e com as quais pode contar ajuda a superar a energia menos positiva daqueles que o querem ver a fracassar.

5. Defina metas, mas não se compare com os outros
As pessoas emocionalmente fortes fazem questão de manter o foco nas suas próprias vidas e não se comparam com os outros. Elas simplesmente estabelecem metas, comemoram quando as atingem e depois estabelecem outras metas.

“Existem duas formas de pensar: preocupar-se com o que os outros pensam e ou se concentrar nos seus objetivos”, aponta Betsy Holmberg. “Ao atingir os seus objetivos, as pessoas emocionalmente fortes desligam a parte crítica e pessimista do cérebro”, acrescenta a psicóloga.

As pessoas emocionalmente resistentes têm em mente um objetivo e um propósito maiores, pelos quais elas se esforçam. Ter um grande objetivo ou missão motiva-as e a ajuda-as a enfrentar os problemas de cabeça erguida.

Comentários

Artigos Relacionados