Está a ter uma conversa difícil? Faça uma pausa de 10 segundos.

Se está a meio de uma conversa com alguém que discorda da sua opinião ou estratégia ou não se sente confortável com a temática em discussão, há uma regra que o pode ajudar: pare e espere 10 segundos.
Uma das competências necessárias para quem trabalha numa organização é conseguir ter conversas difíceis com autenticidade e foco. O que implica perceber perspectivas diferentes, abordar assuntos delicados e dar feedback honesto. Infelizmente, muitas vezes os líderes acabam por evitar ou adiar a conversa, o que piora ainda mais a situação. Mas há uma estratégia que pode tornar as conversas difíceis mais produtivas e mais fáceis de planear.
Jason Aten escreve no INC que, nestas situações, a regra dos 10 segundos é eficaz: “sempre que a tensão numa conversa aumentar, faça uma pausa de 10 segundos antes de responder. É isso – apenas pare e espere”, sugere o colunista norte-americano que escreve sobre tecnologia.
Para Aten, existem várias razões para que esta regra funcione. “Primeiro, permite que respire fundo e pense na sua resposta antes de lançar mais combustível para uma conversa acalorada. Respirar fundo pode realmente ajudar a diminuir o cortisol, a hormona que contribui para a sua reacção ao stress”.
“Também lhe dá tempo para perceber quem está do outro lado e processar o que acabou de dizer. Afinal, mesmo que tenham dito algo que o aborreceu, ainda pode pensar em como responder. Dê a si mesmo 10 segundos para descobrir isso antes que as coisas piorem”, acrescenta.
Aten refere ainda que “ficará surpreso com o tempo que realmente são 10 segundos em termos de lhe dar a oportunidade de captar as suas emoções e os seus pensamentos. Pode ficar ainda mais surpreso ao descobrir como isso é eficaz para retomar uma conversa”.
No entanto, Aten alerta que a regra dos 10 segundos pode não ser eficaz se não conseguir perceber quando as suas emoções estão a atrapalhar a sua comunicação com a outra pessoa ou se não for capaz de identificar o que lhe está a causar frustração e raiva.
“É por isso que a regra dos 10 segundos é tão valiosa – não porque o ajuda a melhorar as suas conversas, mas porque ajuda a melhorar as suas relações”, conclui.