ESA BIC Portugal tem 50 mil euros para projetos com tecnologia espacial

O Centro de Incubação de Empresas da ESA está a desafiar equipas ou start-ups com tecnologia espacial para aplicações terrestres. As inscrições podem ser feitas até 8 de março.
Estão a decorrer as candidaturas para start-ups com soluções que utilizam tecnologia e dados da indústria espacial para aplicações terrestres ou que desenvolvam tecnologia direcionada para o setor espacial.
A iniciativa é o do Centro de Incubação de Empresas da ESA (ESA BIC Portugal) e são elegíveis para esta call start-ups com ideias inovadoras orientadas para a tecnologia; entidades jurídicas portuguesas; empresas espaciais ou não espaciais (incluindo PME); organizações académicas e de pesquisa; cidadãos de um país membro da ESA e residentes em Portugal; cidadãos de estados não membros da ESA com autorização de trabalho e residentes em Portugal
Está em causa um financiamento não patrimonial de 50 mil euros, networking, contacto com investidores internacionais, suporte técnico (num total de 80 horas), apoio e aconselhamento no desenvolvimento de negócios até dois anos e participação em eventos exclusivos.
Coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), o ESA BIC Portugal faz parte de uma rede de 21 ESA BICs em toda a Europa, criados para potenciar o empreendedorismo e permitir que as economias locais beneficiem de dados e tecnologia espaciais.
Até à data, e desde que foi lançado em 2014, o ESA BIC Portugal já apoiou 30 start-ups, responsáveis pela criação de mais de 100 postos de trabalho. A ESA BIC Portugal tem sido apoiada pela ESA Space Solutions, bem como pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, e pela ANACOM.