Erros a evitar no marketing pós-Covid
No período de desconfinamento são alguns os erros de marketing que podem comprometer os negócios das empresas. A Páginas Amarelas identificou três.
Durante o confinamento, a transição digital foi um dos principais desafios para a sustentabilidade de muitos negócios, mas agora que o desconfinamento está em curso outros desafios se colocam às empresas. As falhas que ocorrem no domínio do marketing são disso exemplo, como refere a Páginas Amarelas, já que há erros que podem comprometer o sucesso das empresas.
“Na fase em que nos encontramos, a prioridade dos empresários deve estar na atração de clientes de forma estratégica, com a divulgação dos produtos e serviços através das ferramentas digitais, com uma estratégia por detrás”, salienta Ana Leitão, Product Manager da Páginas Amarelas. Por isso, relembra três os erros de marketing mais comuns nos negócios de que as empresas devem fugir.
Não anunciar para quem precisa: perder clientes potenciais porque não se anuncia de acordo com as palavras-chave mais pesquisadas é desperdiçar oportunidades. Por exemplo, em tempo de preenchimento do IRS, as pesquisas por contabilistas aumentam – e durante o ano, são inúmeras as ocasiões a que os negócios de todo o tipo devem estar atentos;
Não comunicar localmente: procurar chegar ao público mais próximo é essencial para as empresas não desperdiçarem investimento. Um restaurante no Porto que anuncia para todo o país alcança um público mais amplo, mas perde dinheiro porque converte menos clientes locais;
Não investir na presença online: uma das formas mais comuns de se iniciar um processo de compra começa por uma pesquisa na internet. Ao garantirem uma presença online (através de um website, das redes sociais, do SEO, da publicidade online, entre outros), os negócios indicam que “existem” além da loja física e tiram partido das oportunidades geradas pelo digital.