Equipa da NBA lança aceleradora para start-ups “tech”

Os Philadelphia 76ers, uma equipa da Liga Norte-americana de basquetebol, inauguraram na semana passada um Innovation Lab para quatro start-ups.

Localizada em Camden, no estado de New Jersey, a mais recente aceleradora do mundo das equipas da NBA não se vai reger pelas regras que as aceleradoras normalmente empregam.

Seth Berger, o gestor do laboratório subsidiário dos Philadelphia 76ers (Sixers), referiu que há três pontos fulcrais que vão fazer desta aceleradora um local diferente em relação ao que as start-ups estão habituadas:

-As start-ups têm bastante espaço para crescer;
-Não vão ter uma estadia temporária para depois, passados alguns meses, terem de demonstrar o produto que vai definir o seu futuro;
-Os Sixers vão continuar a investir na start-ups enquanto esta existir.

Berger acrescentou ainda que este modelo permite “uma flexibilidade total em termos de orientação. Queremos ter relações em duradoras com as nossas empresas”, referindo ainda que não é um negócio tradicional. “Isto é uma parceria total onde o objetivo é fazer com que resulte. Não há data final”.

A abertura deste novo espaço, que conta com mais de 2400 metros quadrados, coloca os Sixers na lista de equipas que está a apostar fortemente nas start-ups de “tech”. Os Golden State Warriors, atuais campeões da NBA, são outros dos grandes coletivos do desporto que estão a apostar nas start-ups do mundo tecnológico.

A tendência de criar aceleradoras não fica pelo basquetebol. Os Los Angeles Dodgers, da liga de basebol, e os Dallas Cowboys, da equipa de futebol americano também fazem parte do rol de equipas que tem investido no setor.

Das 300 candidaturas de start-ups que queriam fazer parte da aceleradora, foram selecionadas quatro.

Dylan Elder, o fundador da Monster Roster, uma start-up que ajuda os utilizadores dos sites FanDuel e DraftKings, duas “fantasy leagues”, a escolherem a melhor equipa para terem os melhores resultados possíveis, teve o prazer de ser selecionado para a aceleradora. Os utilizadores que usam o site de Elder obtêm 40% de melhores resultados quando comparados aos usuários comuns. Elder, de apenas 20 anos, saiu da universidade no ano passado para se dedicar a 100% ao seu negócio. “Aprendi mais nos últimos 11 meses do que alguma aula ou professor me ensinou”, disse Elder em entrevista.

A “U GIT GOOD” também integra a aceleradora dos Sixers. Fundada por Shinggo Lu, de 26 anos, é uma plataforma que ajuda jogadores online a tornarem-se profissionais nos seus jogos preferidos.

A Doc & Phoebe’s Cat. Co. e a Live Life Nice são as outras duas start-ups do programa de aceleração da equipa da NBA. A primeira desenvolveu um sistema inovador de alimentar gatos que, não só é mais saudável, como também é mais divertido para este tipo de animais. A Live Life Nice é uma start-up de média digital que se foca em notícias positivas.

Em Portugal também já há equipas profissionais a apostarem em start-ups como o Benfica que lançou uma iniciativa onde dava 100 mil euros para acelerar start-ups de desporto.

Comentários

Artigos Relacionados