Empresas nacionais na frente da inovação europeia

Portugal destacou-se como um dos países mais inovadores no conjunto dos países da União Europeia no European Innovation Scoreboard 2020.

O ranking do European Innovation Scoreboard  (EIS) revelado recentemente pela Comissão Europeia, coloca Portugal na linha da frente dos países mais inovadores, com destaque para o desempenho das Pequenas e Médias Empresas (PME).

Em média, o desempenho da inovação da União Europeia aumentou 8,9% desde 2012. Destaque para o aumento desse mesmo desempenho em 24 países, com as maiores subidas a acontecerem na Lituânia, Malta, Letónia, Portugal e Grécia.

De acordo com o European Innovation Scoreboard 2020, a Suécia continua a ser o líder da inovação seguida da Finlândia, Dinamarca e Holanda. Este ano, o Luxemburgo (anteriormente um forte inovador) junta-se aos líderes da inovação, enquanto Portugal (anteriormente um inovador moderado) junta-se agora ao grupo de inovadores fortes.

Este ano, este painel europeu de avaliação da inovação ficou marcado pela saída do Reino Unido da UE, o que acabou por se refletir, ainda que com um impacto reduzido, no desempenho médio da UE no que toca a inovação.

No panorama mundial, o European Innovation Scoreboard 2020 mostra que a Europa voltou a ultrapassar os Estados Unidos. O desempenho europeu em matéria de inovação continua na frente também da China, Brasil, Rússia, África do Sul e Índia.

Recorde-se que o painel europeu de inovação fornece uma análise comparativa do desempenho da inovação nos países da União Europeia, noutros países europeus e nos vizinhos regionais. Avalia os pontos fortes e fracos relativos dos sistemas nacionais de inovação e ajuda os países a identificarem as áreas que precisam de abordar. O EIS 2020 aplica a mesma metodologia da edição do ano passado, no entanto os resultados não devem ser comparados entre edições devido a revisões de dados, alertam os responsáveis do estudo.

Comentários

Artigos Relacionados