Empresas irlandesas mais dependentes de dívida bancária do que as britânicas

Empresa financeira revela que um terço das empresas irlandesas fracassaram na obtenção de financiamento e que o empréstimo bancário  ainda é o principal recurso para obter verbas.

As pequenas e médias empresas irlandesas têm três vezes mais probabilidades de usar a dívida bancária do que empresas semelhantes no Reino Unido, revela uma pesquisa promovida pela empresa de serviços financeiros Smith & Williamson. 

O estudo concluiu que quase um terço das empresas da República da Irlanda tentaram e não conseguiram obter financiamento pelo menos uma vez. Um dos principais motivos por trás desta taxa de insucesso está relacionado com a falta de conhecimento sobre finanças externas e a falta de financiamento alternativo disponível. A pesquisa também constatou que, apesar da maioria das empresas irlandesas (58%) ainda usar métodos tradicionais de financiamento, como os empréstimos bancários, muitas já começam a olhar para métodos alternativos para  conseguirem as verbas necessárias para desenvolverem os negócios.

A análise efetuada pela empresa de estudos financeiros revela ainda que três quartos das empresas disseram não estar confiantes em garantir empréstimos entre os seus pares, e 64% afirmaram não saber como funciona o processo com os business angels.

A crise financeira da primeira década do século XXI levou os bancos a serem mais cautelosos em relação aos empréstimos que concedem, o que originou escassez de capital no mercado. Por este motivo, as PMEs procuram formas alternativas de financiamento face às suas necessidades, como, por exemplo, business angels, venture capital e novos fornecedores de financiamento alternativo.

Comentários

Artigos Relacionados