Empresa suíça cria fragância para afastar mosquitos. Fundação Bill Gates apoia o projeto.

A suíça dsm-firmenich está a desenvolver uma fragância para facilitar a vida às pessoas afetadas pelas picadas de mosquitos. A investigação está a ser apoiada pela Fundação Bill Gates.
Será que um perfume pode ser a arma secreta na “guerra” contra os mosquitos? Isso é o que está a investigar a empresa suíça dsm-firmenich, responsável pela desenvolvimento de um produto que promete ajudar a afastar os mosquitos das pessoas.
Algumas pessoas são mais atraentes que outras para os mosquitos devido ao odor produzido naturalmente pelo corpo humano. E é neste ponto que a empresa suíça está a atuar, com o desenvolvimento de um novo aroma que consiga repelir os insetos.
Apesar de especializada nas áreas de nutrição, beleza e saúde (com produtos usados para tornar a comida mais saborosa e os produtos domésticos com um aroma mais atraentes), a empresa suíça também têm usado a sua experiência em aromas para combater a transmissão de doenças. É o caso da sua aposta mais recente no combate aos mosquitos, uma vez que as doenças que transmitem matam todos os anos milhares de pessoas, a maioria das quais crianças em países de baixos rendimentos.
O objetivo da equipa da dsm-firmenich é incorporar aromas, que possam ajudar a repelir os mosquitos, nos produtos de uso diário, como por exemplo sabão em barra e em pó, produtos domésticos usados com mais frequência nos locais onde as doenças transmitidas por mosquitos são mais comuns.
Os cientistas em Genebra identificaram uma grande variedade de ingredientes aromáticos que mantêm as pragas afastadas e que são frequentemente usados para criar perfumes. Alguns desses ingredientes são verdadeiros repelentes, exalando um cheiro que faz com que os mosquitos voem na direção oposta. Outros bloqueiam os recetores no cérebro do mosquito que geralmente os atraem para os humanos.
Realizados em colaboração com o Instituto Suíço de Saúde Tropical e Pública, os testes ainda estão em desenvolvimento, mas já revelaram alguns resultados surpreendentes. Até agora, uma das fragrâncias mais eficazes é a de lírio-do-vale, um leve perfume floral comumente usado em perfumaria, cujos primeiros resultados indicam que quando usada em certas doses pode ser eficaz.
A inovação deste projeto suíço despertou a atenção da Fundação Bill Gates que está a apoiar a investigação com a perspetiva de que, num futuro próximo, as pessoas em áreas de alto risco possam o usar o produto e tenham mais proteção contra os mosquitos, sem terem de fazer qualquer trabalho extra ou gastar mais dinheiro.