Empresa madeirense distinguida com Prémio Europeu de Inovação com solução de autenticidade digital
A COSO conquistou o Prémio SME Europe 2025 na categoria “Innovation and Future Readiness”, graças à sua solução Truth Enforcer, que recorre a tecnologia blockchain para proteger documentos digitais, garantir a veracidade da informação e assegurar o cumprimento de regulamentos como o RGPD.
A COSO, empresa madeirense criada em 2017 e que opera sob a marca Connecting Software, foi distinguida em Bruxelas, com o Prémio SME Europe 2025 na categoria “Innovation and future readiness”.
De acordo com um comunicado da empresa, “esta distinção reconhece a solução inovadora Truth Enforcer, uma ferramenta que garante a autenticidade e integridade de documentos digitais com base em tecnologia blockchain, facilitando a conformidade com regulamentos como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e protegendo empresas contra manipulações de informação em ambientes digitais cada vez mais complexos”.
A cerimónia de entrega teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com a presença do fundador e CEO da COSO, Thomas Berndorfer.
A nomeação para este prémio foi proposta pelos eurodeputados portugueses do PSD, Paulo Cunha e Paulo do Nascimento Cabral, em reconhecimento ao contributo de uma empresa madeirense para a inovação europeia em segurança e conformidade digital.
O Prémio SME Europe visa distinguir pequenas e médias empresas (PME) europeias que se destacam em diversas categorias, promovendo a inovação e o acesso a mercados globais. Este ano foram selecionadas empresas de 11 países, sendo a COSO a única portuguesa.
O prémio enfatiza projetos que preparam as empresas para os desafios futuros, como a sustentabilidade digital e o combate à informação falsificada, áreas nas quais o “Truth Enforcer” se posiciona como solução líder, integrável com plataformas como SharePoint e Salesforce para automatizar processos de verificação, reforça a empresa na mesma nota.
Segundo Thomas Berndorfer, CEO da empresa madeirense, “este prémio é o reconhecimento de como uma equipa da Madeira pode criar soluções para problemas globais, preparando as empresas para um futuro em que a veracidade digital é cada vez questionada. Estamos gratos aos eurodeputados portugueses pela nomeação e motivados para continuar a inovar a partir da Madeira, contribuindo para a economia local e europeia”.








