Empresa da Novabase assegura gestão do fundo de criptomoedas da 3 Comma Capital

O 3CC Global Crypto Fund, lançado pela 3 Comma Capital com tecnologia da Celfocus, é o primeiro fundo de investimento alternativo com exposição a criptoativos domiciliado em Portugal.

A Celfocus, empresa do grupo Novabase, está a reforçar a sua presença no setor financeiro ao lado da 3 Comma Capital (3CC), através da consolidação de uma plataforma tecnológica inovadora para a gestão de fundos de investimento com exposição a criptoativos. A parceria deu origem ao 3CC Global Crypto Fund, o primeiro fundo de criptomoedas registado na CMVM e domiciliado em Portugal.

Lançado em abril de 2024, três meses após a implementação do sistema Celfocus AMS (Asset Management System), este fundo marca o início de uma nova fase para a 3CC. Desde então, a gestora lançou um segundo fundo focado em dívida corporativa portuguesa e prepara-se para apresentar mais dois fundos, um de obrigações e outro de capital de risco.

No centro desta operação está a plataforma Celfocus AMS, uma solução digital web em modelo SaaS que automatiza processos como valorização de ativos, contabilidade, gestão de risco, compliance e reporting. Através da sua API, os dados de performance são atualizados em tempo real no site da 3CC, permitindo uma monitorização contínua dos fundos.

A componente de custódia digital é assegurada pela Gemini Digital, licenciada para operar na Europa, e pelo Bison Bank, responsável pela custódia de moeda fiat. Os ativos digitais são guardados em cold storage com acesso rápido, incluindo ativos em staking, o que garante segurança e operacionalidade.

Além da gestão de criptoativos tradicionais, o AMS da Celfocus permite ainda a gestão de instrumentos digitais mais sofisticados, como derivados de criptoativos, incluindo contratos de futuros BTCGUSDPERP.

Para Nuno Serafim, managing partner da 3CC, “O Celfocus AMS responde a todas as necessidades na gestão de ativos líquidos, como é o caso deste novo universo de investimento que são os ativos digitais. A equipa da Celfocus fez um trabalho de adaptação e configuração destes novos instrumentos financeiros, em conjunto com a 3 Comma Capital e coordenação com a CMVM, que permitiu o lançamento do 3CC Global Crypto, em tempo recorde, num trabalho que muito nos orgulha pelo seu carácter verdadeiramente inovador e distintivo.”

“Esta solução trouxe eficiência e precisão às operações da 3CC”,  diz Rui Lourenço Santos, responsável da área de Asset Management Solutions na Celfocus.

Comentários

Artigos Relacionados