Empreendedores homenageiam João Vasconcelos em evento restrito

A Startup Lisboa e a Shilling organizaram “The Founders House”, um evento que reuniu personalidades do ecossistema empreendedor na casa do primeiro diretor executivo da Startup Lisboa, João Vasconcelos.

Foram cerca de 80 os empreendedores, entre founders dos “early days” da Startup Lisboa e nomes relevantes do ecossistema nacional, que se juntaram para homenagear João Vasconcelos, uma figura incontornável do panorama empreendedor nacional.

Realizada em casa do próprio, com o apoio da sua esposa, Isabel Santos, “The Founder House” foi uma iniciativa da Shilling e da Startup Lisboa “para recordar boas memórias e pensar o futuro. Reviveram-se histórias passadas, pensou-se e refletiu-se o presente e criaram-se relações para o futuro. Foi um momento especial, memorável para todos, num dia especial”, frisaram os organizadores deste evento restrito, realizado na semana passada.

Marcaram presença fundadores, VCs internacionais, promotores do ecossistema, como Carolina Amorim, da EMOTAI, Anthony Douglas, da Hole19, Fred Antunes, da RealFevr, Afonso Pinheiro, da Pleez, Miguel Alves Ribeiro, da SheerMe, Pedro Oliveira, da Talent Protocol, Miguel Santo Amaro, da Coverflex, Cody Candee, da Bounce, Pedro Moura, da Landing Jobs, Joana Pinto, da Clynx, Mariana Duarte Silva, do Village Underground,  e Nuno Cortesão, da Zharta, entre muitos outros. Também contou com a presença da CCA Law Firm, Microsoft, Soft Bank VC e Vida Fund.

“Queríamos que esta casa se enchesse de caras familiares. É esse o simbolismo que quisemos recriar aqui. O espírito do João (Vasconcelos) está aqui, tenho a certeza”, explicou Miguel Santo Amaro, cofundador e CEO da Coverflex e venture partner na Shilling.

Durante o evento houve lugar a talks, com a participação de Nils Henning, fundador e CEO da Casafari, que deu o seu testemunho sobre a relação com João Vasconcelos e a escolha de Lisboa: “Sou um serial entrepreneur. Tivemos esta ideia de construir uma plataforma, estávamos em Maiorca nessa altura. Conseguimos um MVP, que era um grande desafio. Precisávamos de especialistas, pensámos ir para Barcelona ou Munique, mas a Mila, minha sócia, propôs virmos para Lisboa. Conseguimos que nos fizessem algumas intros, e uma delas foi ao João (Vasconcelos). Viemos ao escritório da Startup Lisboa, achei que ia ser muito formal, e quando cheguei, o João disse-me: ‘Isto é Portugal. Precisamos de founders como tu”.

Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa, lembrou que “é de enorme importância momentos como estes em que juntamos founders de todas as gerações e parceiros para continuar a desenvolver a comunidade de start-ups e scaleups, e o ecossistema português em geral. Termos a oportunidade de fazer o jantar em casa do João Vasconcelos é uma homenagem importante a quem fez crescer o ecossistema e permitiu que hoje muitos destes empreendedores fossem bem-sucedidos”.

Recorde-se que João Vasconcelos, falecido em março de 2019, deixou a sua marca no empreendedorismo e inovação nacionais. Foi secretário de Estado da Indústria e esteve desde sempre ligado a inúmeros projetos no ecossistema de start-ups e foi, inclusive, um dos responsáveis pela vinda da Web Summit para o nosso país.

Comentários

Artigos Relacionados