Empreendedores apresentam ideias para revolucionar o turismo a bordo de um barco

50 empreendedores, em representação de 35 start-ups, vão apresentar as suas ideias de negócio, destinadas a tornar mais competitivo o turismo algarvio e do Baixo Alentejo, durante uma viagem de barco ao largo de Albufeira, que irá decorrer no dia 14 de outubro.
A bordo, além de três dezenas de investidores, parceiros e potenciais clientes, estará, igualmente, Rita Marques, a secretária de Estado do Turismo, que aproveitará para falar dos incentivos à entrada das start-ups no setor turístico.
Todos os participantes terão a oportunidade de apresentar os seus negócios, enquanto durar a viagem. Mais tarde, e já em terra, seis finalistas vão poder fazer pitches de três minutos, seguidos de três minutos para questões a colocar por parte dos membros do júri, que será composto por Roberto Antunes, do NEST – Centro de Inovação do Turismo, por João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras, por Isabel Neves, da BA Lisboa, por Cristina Salsinha, do Turismo de Portugal e por Pedro de Mello Breyner, da Portugal Ventures.
No final, serão entregues três prémios, o primeiro de 2 mil euros mais seis meses de incubação nos Territórios Criativos.
Tudo isto vai acontecer no âmbito da iniciativa de pitching e networking “Net Me Up”, promovida pelo Turismo de Portugal e pelos Territórios Criativos, em parceria com a AlgarExperience e a GEN Portugal, que visa “impulsionar a retoma do setor turístico na região tornando-o mais inovador e competitivo”.
Com esta iniciativa, pretende-se “apoiar e alavancar empreendedores e start-ups ligadas ao turismo, preferencialmente instaladas no Baixo Alentejo e Algarve, ainda que o Net Me UP seja aberto a participantes de outras zonas do país, ligando-as a investidores, parceiros, mentores e potenciais clientes”.
“A capacidade de inovação destas empresas é imprescindível para ajudar os negócios turísticos tradicionais a recriarem-se e a ultrapassarem as dificuldades criadas pela pandemia da Covid-19”, afirma Luís Matos Martins, diretor executivo da Territórios Criativos, empresa de consultadoria e de apoio ao empreendedorismo que organiza o Net Me Up.
“Pedimos às start-ups que, nos projetos que vão apresentar, deem prioridade à sustentabilidade – nomeadamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – à digitalização e às experiências seamless, sem complicações. A entrada destas start-ups no turismo algarvio irá torná-lo mais resiliente, mais inovador e, por isso, mais competitivo no mercado europeu”, acrescentou.
O programa da iniciativa também inclui uma inspiring talk de Pedro Bacalhau, da AlgarExperience, a empresa a que pertence a embarcação onde decorre o evento, com o tema “Os Desafios de Empreender no Turismo”.