Empowered Startups traz sede europeia da Clairvoyant Therapeutics para Portugal

A multinacional canadiana Empowered Startup anunciou ter feito um acordo de princípio para a instalação da nova sede europeia da Clairvoyant Therapeutics em Portugal.

Numa conferência no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a Empowered Startup, multinacional canadiana com escritório em Évora desde 2019, firmou um acordo de princípio para trazer para Portugal a sede europeia da Clairvoyant Therapeutics, uma empresa biotecnológica, fundada em 2021, focada no desenvolvimento de terapias com psilocibina para o tratamento do alcoolismo.

“A Clairvoyant vai encaixar perfeitamente no cluster de Saúde e Biotecnologia da Empowered Startups em Portugal. Estes clusters de investigação tecnológica melhoram competências e multiplicam oportunidades, e mantêm-se fortes e vibrantes com empresas como esta, com tecnologia de fronteira”, afirmou Paul Girodo, cofundador e chairman da Empowered Startups, empresa que se dedica a atrair profissionais qualificados e investimento direto estrangeiro para o país

Com um historial clínico comprovado e experiência no desenvolvimento de medicamentos, a Clairvoyant Therapeutics dedica-se à terapia com psicadélicos e  já realizou o primeiro ensaio clínico na Europa, em março passado, na Finlândia. Damian Kettlewell, CEO e cofundador da Clairvoyant Therapeutics, sublinhou que “a Empowered Startups tem um modelo comprovado e bem-sucedido para trazer empresas com elevado ritmo de crescimento para o País, e a Clairvoyant está entusiasmada por se juntar ao ecossistema de inovação próspero que está a ser criado em Portugal”.

Este acordo enquadra-se no âmbito de atuação da Empowered Startup já que a empresa recruta empreendedores experientes em várias geografias, para que financiem diretamente projetos de investigação científica de universidades e politécnicos portugueses e, com os resultados dessa investigação, criem produtos e serviços inovadores. Depois, ajuda-os a comercializar as soluções desenvolvidas, abrindo portas à criação de novas empresas em Portugal, sobretudo no Interior.

Em fevereiro deste ano, a empresa entregou ao Governo  português uma carta de compromisso onde prometeu atrair 10 milhões de euros e 150 empreendedores até 2025. Atualmente, a  empresa tem parcerias com 12 universidades e politécnicos portugueses, e alguns dos projetos que apoia dedicam-se à inteligência artificial, machine-learning, cibersegurança e nutrição.

Comentários

Artigos Relacionados