EIT Health Wild Card 2021: soluções para cuidados oculares em competição

Cuidados oculares e gestão da dor são as duas áreas em destaque na 4.ª edição programa Wild Card 2021 do EIT Health. Candidaturas até 15 de março.

O EIT Health acaba de lançar a 4.ª edição do programa Wild Card, este ano direcionado para start-ups que atuem em duas áreas específicas do setor da saúde: os cuidados oculares e da visão e gestão da dor.

Na base desta temática do programa está o facto de na Europa existirem mais de 30 milhões de pessoas cegas ou amblíopes.  Um problema que se agrava nos idosos e que tem custos direitos nos cuidados de saúde com doenças oculares superiores a 18 mil milhões de euros por ano.

É exatamente para tentar encontrar soluções para esta realidade que o EIT Health elegeu  os cuidados oculares e visão  e a gestão da dor como desafios do programa EIT Health Wild Card de 2021, ao convidar ao talentos europeus mais inovadores a apresentarem soluções que mitiguem, previnam e curem as condições oculares e a deficiência visual., assim como aliviar as situações de dor aguda e crónica.

As start-ups selecionadas enfrentaram um hackathon no qual serão são colocados à prova ao longo de todo o processo, desde a formação das equipas, pensamento crítico, validação de modelo de negócio e pitching.

Finalmente, os participantes irão apresentar a sua solução a um painel de líderes do setor, com o objetivo de garantir um lugar nas finais. Neste última fase, cabe-lhes demonstrar quais os motivos pelos quais o EIT Health deve investir e incorporar o projeto no seio da organização, e, com isso, lançar a solução no mercado. Serão selecionadas até duas equipas que terão direito a dois anos de apoio contínuo dos Gestores de Projetos do EIT Health, de mentores de referência e de coaches da organização, bem como acesso à rede e parceiros da EIT Health.  Para além disso, cada equipa receberá até 750.000 euros de financiamento por ano.

No final da competição, duas equipas irão receber até 1,5 milhões de euros em financiamento não-diluído e dois anos de apoio da organização.

O processo de candidatura está aberto até 15 de março a todos os projetos inovadores europeus, incluindo os países do EIT Health InnoStars e do EIT Health RIS.

Comentários

Artigos Relacionados