UE vai reservar 10 milhões de euros para ajudar start-ups a crescer

O objetivo é impulsionar o crescimento e a consolidação das start-ups europeias e fomentar os ecossistemas de empreendedorismo digitais.

A Comissão Europeia apresentou recentemente o concurso “Startup Europe para o crescimento e o Radar de Inovação”, através da qual vai reservar 10 milhões de euros, com o fim de impulsionar os ecossistemas digitais e facilitar o crescimento e a consolidação de start-ups europeias. O prazo de candidaturas para o concurso termina no próximo dia 25 de abril.

A apresentação do concurso foi realizada no âmbito da conferência “Startup Europe after 2 years” que se realizou em Bruxelas.

Durante a reunião, foi destacado o sucesso da Startup Europe que, nos seus dois anos de funcionamento, impulsionou mais de 700 start-ups. Entre os projetos mais destacados, encontra-se a WELCOME, uma plataforma para start-ups que une as cidades de Madrid e Salamanca com Dublim, Berlim e Milão.

A Startup Europe apoiou ainda 10 projetos europeus que ligam 16 cidades, nas quais foram realizadas 100 atividades de internacionalização de start-ups que geraram mais de 3.500 postos de trabalho e que atraíram mais de 200 milhões de euros em investimento.

A iniciativa, liderada pela Comissão Europeia em colaboração com a Fundação Finnova, inclui os Startup Europe Awards, que premeiam mais de 70 empresas europeias e que visam identificar modelos locais que possam inspirar outros empresários, maximizando a utilização dos fundos europeus em soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A Finnova gere, desde 2012, o programa Startup Europe Accelerator que, até à data, beneficiou mais de 150 empreendedores e que oferece um período de aceleração de alto desempenho para start-ups, através da otimização de ferramentas europeias, luta contra as barreiras legais, financiamento, networking e apoio à internacionalização.

Comentários

Artigos Relacionados