EIC Accelerator vai financiar 68 start-ups. A portuguesa Besthealth4U é uma delas.

O Conselho Europeu de Inovação (EIC) já selecionou as 68 empresas que vão ser alvo de financiamento, combinando subsídios e capital, depois do primeiro cut-off em março.

Do total de 969 empresas que enviaram uma proposta completa, 347 empresas foram entrevistadas por júris de investidores e empreendedores, num processo altamente competitivo, como frisa o EIC, que levou o júri a escolher as 68 melhores para receberem financiamento. No total, receberão um financiamento estimado de 411 milhões de euros, dos quais até 165 milhões em subsídios e um capital estimado de 245 milhões.

Entre as selecionadas está a portuguesa Besthealth4U (BH4U), start-up que desenvolveu o Bio2Skin um biomaterial clinicamente preservador da pele que substitui silicones/acrilato como adesivos médicos para a pele.

O Conselho Europeu de Inovação explica ainda que 96% das start-ups selecionadas receberão a opção de financiamento totalmente misto, ou seja, uma combinação de subsídios e investimentos de capital, estes últimos feitos através do Fundo EIC, o braço de investimento do EIC.

Refira-se ainda que as 68 start-ups escolhidas são provenientes de 17 países, com destaque para a Alemanha e França, ambas com 19%, e para países em alargamento, com 7%.  Do conjunto das start-ups selecionadas 21% são lideradas por mulheres. Na maioria dos casos, as empresas receberão o financiamento nos próximos três meses, enquanto as decisões de investimento dependem da urgência das necessidades das empresas.

Além das escolhidas, houve ainda 273 candidaturas que foram avaliadas positivamente pelo júri do EIC (mas para as quais não havia financiamento suficiente disponível), que receberão um  Selo de Excelência, uma distinção que poderá servir de alavanca para que possam encontrar fontes alternativas de financiamento, incluindo dos Fundos de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional.

O próximo prazo para a apresentação de propostas completas do EIC Accelerator, de acordo com o divulgado no programa de trabalho do EIC 2024, está previsto para 3 de outubro de 2024.

Comentários

Artigos Relacionados