Opinião
Educar “pequenos-grandes” líderes
Hoje escrevo sobre um livro infantil. Um livro em que tive a oportunidade de participar do seu lançamento, com textos de Susana Amaral, psicóloga clínica e da saúde e educação em Seia, e ilustrações de Ana Verónica. Um forte contributo do interior do nosso país para iniciativas de valor e de grande nobreza: educar e transformar pelo amor.
Este livro destinado aos mais pequenos despertou a minha grande curiosidade pela capacidade do seu conteúdo tocar princípios, atitudes e ensinamentos de base, valiosos aos líderes do amanhã. Como se diz na nossa gíria “de pequenino se torce o pepino”. Eu diria de pequenino se constroem indivíduos e personalidades de grande nobreza, orientados pela humildade, pela compaixão, pela resiliência, pela esperança e pela gratidão. Como refere Susana Amaral, contribuir para “a construção de um “eu” íntegro” desde a tenra idade.
Transporto este livro infantil para o mundo da liderança porque leva-nos por uma história de ensinamentos sobre características importantes na liderança de vida. Antes de liderar empresas, pessoas ou equipas, somos líderes-filhos, líderes-pais, líderes-educadores, lideres-avós e muitos mais.
O “storytelling” é simplesmente delicioso e que “devoramos” em poucos minutos. Em algumas páginas, e acompanhados de “Bolachas e Amor”, somos levados a um conjunto de tópicos que através de “coaching educacional” chegamos ao público infantil, conquistando uma reflexão conjunta de autodescoberta e de autoconsciência, entre pais, filhos e educadores.
Mas o que podemos encontrar nesta história infantil tão impregnada de ensinamentos de liderança? Uma história envolvente, que transmite ferramentas e ensinamentos na educação dos nossos “pequenos-grandes” líderes:
- A importância de valorizar os pontos fortes de cada um de nós, como a coragem que ajuda a superar os desafios quotidianos;
- Não destacar dificuldades, mas encontrar brilhantes soluções e treinar estratégias de enfrentamento dos desafios quotidianos;
- Estar atento à forma como usamos as palavras e não realizar juízos de valor;
- Promover a autoconfiança e o papel das emoções e da sua gestão;
- A importância da resiliência na construção da nossa vida, porque obstáculos vão sempre existir;
- Ter a consciência das consequências da tomada de decisões irrefletidas;
- Aprender a respeitar o “outro”;
- O papel da esperança na construção de um mundo melhor, para nós, por nós e pelos outros;
- Contribuir positivamente para a resolução de problemas, de forma positiva e construtiva;
- Que a esperança alimenta a energia renovadora para a mudança;
- Devemos sempre acreditar em nós, nas nossas capacidades e nunca desistir;
- Como os obstáculos difíceis de ultrapassar são na verdade um grande presente de ensinamentos;
- Estar sempre presente e vivê-lo com imensa gratidão;
- A compaixão e empatia pelo próximo são sinais de força e grande nobreza de ser;
- A coragem de sair da zona de conforto;
- A tranquilidade da paz interior e estarmos de bem com mundo;
- A importância da tolerância, da abertura, do compromisso e da escuta ativa;
- A importância da partilha e da confiança;
- A importância de sermos ouvidos, sem julgamentos
- O valor da amizade e do amor.
São 20 ensinamentos, com sabor a “canela e maçã” ternurenta, para ler, reler e revisitar com os seus filhos e educandos a todo o momento. Explorar com amor e carinho cada ensinamento, transportando-os para situações reais do quotidiano dos nossos seus filhos e…até para nós próprios!
As bases de um ser íntegro e pleno, assim como a consciência de que o mundo tem pessoas diferentes de nós, que agem diferente de nós e que, por isso mesmo, devemos aprender a viver com todas as suas diferença, que na verdade nos complementam e enriquecem. Pais e educadores temos esta responsabilidade de ajudar a contribuir para uma infância saudável e feliz, numa caminhada conjunta para construir adultos capazes de ultrapassar adversidades com resiliência e muita esperança.
Educar “pequenos-grandes” líderes! Pois bem, esta literatura infantil é isso mesmo, através de uma história, cheia de simbolismo aplica conceitos, valores, atitudes e ensinamentos, muito bem entrosados na história sobre os valores de base nos quais assentam lideranças construtivas e saudáveis, a que chamo liderar pelo coração e construir o líder que serve. Este serão os adultos e líderes que as futuras gerações precisam. Que o mundo precisa!
Baseado na leitura de “Bolachas e Amor” de Susana Amaral (textos) e Ana Verónica (ilustração). 1.ª edição, Março 2022, ISBN: 978-989-33-2984-9
*E Ambassador na Fábric@ Empreendedorismo Município de Seia








