A tecnologia permite trabalhar a partir de qualquer lugar. Por essa razão, se quer ter um estilo de vida nómada digital, conheça as vantagens que a Indie Campers reuniu para quem escolhe uma autocaravana como o seu novo local de trabalho.

Chegar ao escritório e passar o dia todo sentado numa cadeira não é para todas as pessoas. Seja pela vontade de ter novas experiências culturais, seja pela vocação para o nomadismo, muitos profissionais nutrem o desejo de trabalhar em outras cidades, estados e até países. Felizmente, o mercado de trabalho oferece diversas opções para quem sonha em fazer as malas e adotar o trabalho inteligente (ou smart working). A internet e os dispositivos móveis contribuem para esta mobilidade.

Nesta nova tendência de trabalho, são cada vez mais os aventureiros que escolhem uma autocaravana como o seu novo escritório. É assim, numa “casa sobre rodas”, que muitos trabalhadores optam por um estilo de vida mais nómada e onde acabam por prolongar a sensação de liberdade das férias, sem deixar o seu trabalho de lado, afirma a Indie Campers.

Optar por alugar uma autocaravana durante a época baixa, após o pico do Verão, permite que seja possível não só encontrar preços de reserva mais económicos, como também evitar o caos dos parques de campismo ou das áreas de serviço, acrescenta a empresa que reuniu três vantagens para quem escolhe trabalhar sobre rodas.

1. Satisfaz o desejo de liberdade
Ter a opção de escolha do local de trabalho é algo que deixa muitas pessoas satisfeitas, o que acaba por influenciar o seu desempenho profissional. Quando o local de trabalho escolhido é uma autocaravana, a sensação de liberdade no tempo e no espaço é duplicada, tendo em conta que as possibilidades de localização passam a ser intermináveis.

Trabalhar remotamente dentro deste tipo de veículo será uma experiência bastante positiva, principalmente para aqueles que necessitam de uma dose extra de criatividade. Existe algo mais inspirador do que estacionar a autocaravana ao pé do mar com uma vista de cortar a respiração, abrir o portátil e começar a trabalhar?

2. Permite a otimização da gestão de tempo
 Comparativamente a uma viagem tradicional, a necessidade de planeamento para uma road trip é normalmente mais reduzida. Apesar de cada viajante ter o seu estilo de organização, uma grande vantagem deste tipo de viagem é a flexibilidade associada. Sem as restrições de check-out ou a necessidade de realizar uma reserva com bastante antecedência, é possível poupar algum dinheiro extra.

Outras vantagens são, por exemplo, a facilidade em garantir que a higiene e a segurança são mantidas e, ainda, o facto de não ser necessário utilizar outros meios de transporte para deslocações. Para além disso, para todos aqueles que sentem que não têm tempo para nada, esta tendência pode ser a resposta, tendo em conta que facilmente se pode adaptar e gerir o horário de trabalho e de lazer.

3. Ensina a viver apenas com o necessário
Passar a viajar e a viver num espaço que, apesar de ser mais prático, é também mais reduzido poderá implicar que se opte por um estilo de vida mais minimalista. Uma mudança que irá permitir não só um desapego dos bens materiais como também a descoberta de lugares mais escondidos ou menos habituais. Viajar numa autocaravana é uma aventura única, onde quem explora a estrada acaba por viver uma experiência transformadora e inesquecível.

Comentários